sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Blogs de escolas são destaque de evento em Sinop

A construção de ambientes virtuais de aprendizagem, nas escolas da Rede Estadual de Mato Grosso, em Sinop, foi o destaque quarta-feira (10/11), em evento realizado Anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop. No local, foi realizado o 1º Seminário dos Projetos de Aprendizagem Cooperativa: Socialização de Experiências (Sempac).

O seminário é uma das ações do Projeto de Pesquisa Interinstitucional de Formação Docente em Contexto Interativo: Processos Cooperativos de Aprendizagem Potenciados pelas Tecnologias Digitais e Telemáticas. Este projeto é uma realização conjunta da Unemat de Sinop; Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), polo de Sinop e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Esteve presente no evento o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira. De acordo com ele, o evento teve início com a apresentação dos blogs criados em quatro escolas da Rede Estadual em Sinop. São estas: EE “Rosa dos Ventos”, EE “Renee de Meneses”, EE “São Vicente de Paula” e EE “Edeli Mantovani”. No seminário, foram apresentados dados preliminares da pesquisa, desenvolvida em 2009 e em 2010.

Conforme Edevamilton Oliveira, pela Rede Estadual participaram do evento mais de 400 alunos e cerca de 60 professores da Educação Básica da região. Dentre os professores, todos os formadores do Cefapro de Sinop e das quatro escolas envolvidas no projeto de pesquisa.

A construção de blogs é um dos conteúdos dos cursos de informática educativa realizados pelo MEC em parceria com a Seduc. O tema faz parte do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O 1º Sempac possibilitou o compartilhamento das experiências de aprendizagens entre as escolas, desenvolvidos pelos profissionais da Educação e pelos estudantes. O evento teve como público alvo os profissionais da Educação Básica (diretores, coordenadores pedagógicos, professores articuladores de ciclos de aprendizagem, técnicos administrativos e de apoio e técnicos de Laboratório de Informática Educativa), estudantes das escolas parceiras do projeto de pesquisa e os docentes e discentes dos cursos de graduação da Unemat de Sinop.


SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT com informações Cefapro e Unemat

Nenhum comentário:

Postar um comentário