sábado, 13 de novembro de 2010

Projeto Pedagógico de Ensino, estratégia metodológica necessárias para a relação ensinar e aprender.

Iza Aparecida Saliés


A proposta curricular da educação básica além de precisar ser discutida coletivamente pela comunidade escolar, precisa também, ser respaldada na perspectiva de um currículo de ensino dinâmico, flexível, e que possibilite o desenvolvimento da autonomia intelectual dos jovens preparando - os para saber viver e conviver.

Esse currículo de ensino, antes de mais nada deve contemplar sua clientela, ou seja, jovens e adultos, eles, precisam saber lidar com problemas complexos, ter rapidez de entendimento e resolução, ter capacidade de dominar situações novas e diferenciadas, posto que, é esse o perfil exigido pelo mundo do trabalho. Assim sendo, a escola precisa urgentemente adequar a essa nova exigência social.

Para enfrentar o mercado de trabalho que está ai, faz-se necessário uma escola cujo currículo de ensino esteja imbuído na perspectiva da mudança de suas práticas escolares, que utilize estratégias de ensino diversificadas, que as metodologias sejam adequadas às necessidades dos jovens e adutos, ou melhor, que possa atrair o interesse pela aula do professor e que aprenda a aprender.

O trabalho com projetos pedagógicos na sala de aula, surge como uma excelente estratégia metodológica, que propicia a interação da teoria com a prática e a articulação da diferentes áreas de conhecimento, além de possibilitar a problematização com o contexto real dos alunos, como também, amplia o universo de conhecimento que nasce da realidade vivenciada por eles (local) perpassando o regional e concluindo com os aspectos globais, sobre o tema e ou conteúdo estudado.

A construção coletiva do conhecimento instida á investigação, provoca um interesse maior pelo conteúdo e consequentemente pela aprendizagem, considerando que a busca pela informação significativa , torna mais instigante os simples conteúdos quando trabalhados apenas pelas aulas expositivasou da pagina 25 do livro didático.

Através da vivência de situações de aprendizagem diversificada, momento em que o aluno convive diversificadas situações e depara com múltiplos conhecimentos, de várias disciplinas que são mobilizados e vão possibilitar a construção de conhecimentos necessárias para o enfrentamento da vida e do trabalho.

Trabalhar com metodologia de projetos pedagógicos, significa romper com velhos paradigmas educacionais que valoriza a seleção de conteúdos e não o processo ensino aprendizagem. Implica em não ser rigorosa (o) com a linearidade e a fragmentação de conceitos das disciplinas curricular impostos muitas vezes pelos professores, sob a égide da simples listagem de conteúdos dos livros didáticos.

Essa estratégia metodologia, flexibiliza a organização dos tempos de aprendizagem e os espaços escolares, tradicionalmente arraigados nas antigas matrizes curriculares.

A integração das diferentes áreas de conhecimentos com suas respectivas disciplinas é uma possibilidade bastante real, pois os princípios fundamentais dessa nova concepção metodológica é promover a interdisciplinaridade e a contextualização de modo a favorecer o desenvolvimento de habilidades e a construção de competências, e isso acontece concretamente. "... no trabalho com projetos não cabem "alunos-esponjas"Leite (1994).

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