Antonio Manoel da Silva
Enquanto acadêmico de Teologia/Pedagogia, venho expor meu ponto de vista sobre algumas dificuldades do(a) professor(a) de ER diante da multiplicidade de religiões atualmente existentes. Então, é necessário ter uma didática especial do Ensino Religioso para implementar melhor a metodologia do ER nas nossas escolas, principalmente, diante de tantas dificuldades/problemas existentes, onde enumeramos alguns obstáculos e sugerimos soluções:
PROBLEMAS PESSOAIS: evitar contradições e buscar a coerência, dando bom exemplo de sua vida pessoal-familiar-comunitária e social. Enfrentar os obstáculos com segurança, temperança e equilíbrio.
ESPINHOS DA PROFISSÃO: enfrentar com cautela, buscar subsídio adequado para as adaptações aos novos tempos que a sociedade e quase todas as religiões estão enfrentando. Sempre atualizar os conteúdos com coerência teológica e ser polivalente interdisciplinar.
CARGO DE DESCONFIANÇA: enfrentar com determinação, lealdade e compromisso com a Teologia em geral, não satisfazer a grupo religioso, o professor de ER, tem que ser IMPARCIAL às Entidades Religiosas.
Considerando os passos para a metodologia do ER, em que se resume o papel da escola? – Atuar como instância articulada dos meios que proporcionam às gerações do presente e do futuro, as razões de ser e, estar no mundo.
Fortalecer a cada ser humano em perceber a vida como um dom gratuito como um todo, onde pensa, sente, decide, age como alguém chamado a realizar um projeto existencial. E, ainda, qual o objetivo do ER, tipicamente escolar? –É proporcionar ao aluno experiências, informações e reflexões, que ajudem a cultivar uma atitude dinâmica de abertura ao sentido mais profundo de sua existência em comunidade e a encaminhar, assim a organização responsável do seu projeto de VIDA.
Por fim, o professor de ER, ainda deve ter algumas responsabilidades, eis as principais: Ser profeta (mestre de vida); Ter fé (crer na vida e acreditar no que diz); Ter lealdade (coerência, teoria e prática); Dar testemunho (vida moral ilibada). Acredito convivermos melhor diante da pluralidade religiosa.
Professor da Rede Estadual há 34 anos e Diretor Adjunto da EEEM Luiz Ubiraci-Vila Nova do Piauí-PI, Acadêmico de Teologia/Pedagogia na Faculdade EDUCARE/Picos-PI. Núcleo de São Julião-PI.
Fonte http://www.mundojovem.com
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
O ensino religioso diante da pluralidade religiosa
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