Fonte: www.seduc.mt.gov.br
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pretende ampliar a quantidade de formadores em Educação Escolar Indígena (EEI) nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros). Atualmente, nas 15 destas unidades existentes no estado, a Seduc conta com cinco formadores para EEI.
Segundo Ema Marta Dunck Cintra informou no evento,I Seminário de Educação Escolar Indígena – Territórios Etnoeducaionais: “Uma construção coletiva”, que está sendo realizado no Salão Paroquial da Catedral Metropolitana de Cuiabá. A promoção é do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEEI).
Conforme Ema Marta, o evento tem como objetivo é criar estratégias para que as lideranças indígenas e os educadores possam estabelecer critérios para a escolha dos profissionais que vão atuar nessa área, no apoio às Escolas Estaduais de EEI.
Tem finalidade também de garantir o processo de formação continuada para os professores que atuam nas aldeias. Os educadores indígenas presentes também reivindicaram a realização de cursos de formação para os gestores das escolas de EEI. Em dezembro, 298 profissionais estarão recebendo seus diplomas do Magistério Intercultural Indígena, por meio do Projeto “Haiyô”.
A EEI faz parte da Superintendência de Diversidades Educacionais da Seduc. A superintendente, Débora Pedrotti Mansilla, também participou seminário. Conforme Débora, é um dever da Educação Estadual assegurar os direitos das diferentes identidades indígenas. “Na Educação Indígena, estamos sempre ensinando e aprendendo”, destacou.
Na abertura do evento, ontem (10/11), o coordenador de EEI da Seduc, Felix Rondon Adugoenau, que é indígena, disse que estava comemorando exatamente um ano de sua presença na coordenadoria. De acordo com ele, com a transformação da EEI da Seduc, de gerência para coordenação, já foram possíveis alguns avanços, “mas existe muito por fazer ainda”, conforme ressaltou.
Hoje (11/11) o seminário contou com as palestras “A EEI no Contexto das Políticas indigenistas”, com a professora Maria Helena Fialho, coordenadora geral da Educação Escolar Indígena da FUNAI-DF e “A EEI e os Territórios Etnoeducacionais”, com o professor Dr. Gersem Luciano Baniwa, coordenador da EEI do MEC. Agora, à tarde, duas palestras abordarão os temas: “Apresentação da situação da EEI em Mato Grosso”, com professor Filadelfo de Oliveira Umutina e “Territórios Etnoeducacionais em Mato Grosso”, com Félix Adugoenau.
Este é a programação de encerramento, amanhã (sexta-feira):
Manhã – 9 horas
Reunião Ordinária do CEEEI
Encaminhamentos dos conselheiros – Relato da realidade regional
Informes gerais
Tarde – 14 horas
Grupos de Trabalho: Elaboração da agenda de trabalho do CEEEI
Apresentação das prioridades
Encerramento
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Cefapros devem fortalecer Educação Escolar Indígena /MT
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