sábado, 13 de novembro de 2010

Formação na Seduc aborda Déficit IntelectualSeduc/MT

12/11/2010 - 19:30
www.olhardireto.com.br


O Núcleo de Apoio Pedagógico à Deficiência Intelectual (NAPDI), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promove na próxima semana - 16 a 19.11 -, curso de formação para profissionais das áreas de Educação e Saúde. A segunda etapa do curso sobre Déficit Intelectual, no Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies).

Conforme a coordenadora do núcleo, Deglene Brito dos Santos, participarão do curso 70 profissionais, entre professores da Rede Pública (Estadual e Municipal) e de escolas privadas e filantrópicas. Também, alunos e profissionais da área de saúde, entre psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

O curso tem como convidados e parceiros, para o curso de formação, a neuropsiquiatra Juliane Sauter Dalbem, do Hospital Geral Universitário e o professor mestre José Olímpio dos Santos, do Instituto de Educação Superior do Vale do Juruena. Também participam os profissionais formadores do Casies. Dentre os temas a serem abordados, verdades e mitos sobre o déficit intelectual e os procedimentos da escola em relação ao problema.

O NAPDI tem por objetivo qualificar profissionais para uma prática pedagógica de qualidade, efetivando a educação inclusiva para todos os alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Ele integra o Casies, que, por sua vez, é composto ainda por outros núcleos: Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CAP); Centro de Formação e Apoio Pedagógico ao Deficiente Auditivo (CAS), Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) e o Núcleo de Apoio Pedagógico aos Transtornos de Aprendizagem (NAPTA).

O Casies funciona na rua dos Crisântemos, 16, no Bairro Jardim Cuiabá, na Capital.

Programação

- 16.11 - Deficiência Intelectual: Definições, Etiologia, QI, Classificação do CID 10 e DSM IV, Epilepsias e TDAH (Neuropsiquiatria Juliane Sauter Dalbem)
- 17.11 - Déficit Intelectual: Fatores Sociais e Mitos (Ângela Alves – Psicóloga e Mauri Costa – Psicanalista – profissionais do Casies)
- 18.11 - Bases neurais: processos e formações do pensamento (Professor Ms. José Olímpio dos Santos)
- 19.11 - Procedimentos da escola em relação ao Déficit Intelectual: Adaptações curriculares, acompanhamento, ritmo de aprendizagem e avaliações pedagógicas (Professora especialista Adilene de Assunção e Professora especialista Deglene Brito dos Santos – Casies)

Deficiências atingem 14,5% da população

Segundo o IBGE, cerca de 14,5% da população no Brasil são pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, equivalente a aproximadamente, 24,6 milhões de pessoas. Desse total, 48% são pessoas com deficiência visual, 22,9% com deficiência motora, 16,7% com deficiência auditiva, 4,1% com deficiência física e 8,3% com deficiência Intelectual.

A Deficiência Intelectual subentende ao funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades, com início antes dos 18 anos (comunicação, cuidado pessoal, adaptação social, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho, vida no lar, saúde e segurança e uso de recursos da comunidade).





Página Inicial | Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário