Iza Aparecida Saliés
Como o Ensino Médio, antigo 2º grau foi transformado em uma etapa final da Educação Básica, teve em seu bojo diversas finalidades, mas fazerndo um recorte, para focar a discussão no objetivo , penso ser o que mais causa polêmica quanto ao seu entendimento, "preparar o estudante para a vida e para o mundo do trabalho", este, ainda está causando acaloradas discussões, pois, quando falamos em preparar o jovem para a vida estamos incluindo todos os pressupostos necessários para saber ser, fazer e viver com qualidade, emprego, saúde, dignidade, respeito ...
As legislações educacionais tratam o assunto de forma muito genérica, sem conceituar realmente o que é preparar para a vida, os não visualizo o detalhamento dessas concepções e princípios estabelecidos como foco para a formação dos jovens brasileiros. Então, fica a critérios dos estudiosos decifrarem as vertentes teóricas que possam justificar a utilização desses princípios enquanto uma etapa de ensino da Educação Básica, necessária para compor a formação integral dessa clientela.
O Ensino Médio ocupou um espaço indefinido, ou seja, o de fortalecer os conhecimentos do ensino fundamental, preparar o jovem para a vida e para o mundo do trabalho, desta forma essa etapa de ensino, ocupa função transitiva, entre uma etapa de ensino e um nível de ensino, dificultando consideravelmente sua posição enquanto formação para jovem.
Parece confusa essa posição por falta de definição conceitual. Os princípios do Ensino Médio ainda estão claros para o sistema de ensino enquanto política educacional e para a escola enquanto currículo de ensino. Mesmo estando bem conceituado na legislação, permanece confuso para algumas escolas como trabalhar no currículo do Ensino Médio a concepção “preparar o jovem para a vida e para o mundo do trabalho”.
O que ensinar para a vida? E para o mundo do trabalho? Como trabalhar o currículo do Ensino Médio com esses princípios? Como temos que trabalhar também com a concepção de “preparar o jovem para o mundo do trabalho” fato novo para a educação básica enquanto conteúdo curricular, a articulação dos conceitos educação e trabalho, surge ai, um questionamento pertinente, se o Ensino Médio é para preparar o jovem para a vida e para o mundo do trabalho, então, como entendemos do mundo do trabalho no contexto da educação e não da produção?
Surge o Ensin Médio Intregado como o Decreto n. 5154/2004, que também tem como obejtivo maoir, regulamentar e estruturar a Educação Profissional estabelecida na LDB, este aparato legal, além de organizar o Ensino Técnico, possibilita também a integração da Educação Básica com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio . Esse decreto possibilita a oferta de uma nova modalidade de ensino, Ensino Médio Integrado.
Dentre as finalidades do decreto, além de oferecer diferentes modalidades de ensino, pretende também, ampliar a oferta da Educação Profissional para as escolas do sistema estadual de ensino, que antes era prerrogativa das antigas Escolas Técnicas Federais e o Sistema S, que ofereciam cursos técnicos para atender o mercado de trabalho.
Então, a educação básica do Brasil passou a ter, além do simples Ensino Médio, a possibilidade de ofertar várias modalidades associadas de atendimento, tais como: Ensino Fundamental/Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional chamado de Projovem, Ensino Médio/Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional que chamamos de Proeja e Ensino Médio regular e a Educação Profissional que chamamos de Ensino Médio Integrado.
O Projovem, Proeja e Ensino Médio Integrado são modalidades de ensino que oferecem cursos integrados, ou seja, há uma articulação pedagógica da formação geral (educação básica) e a formação técnica (antigo curso profissionalizante ou curso técnico) constituindo em um só curso, com carga horária adequada, integração das disciplinas e áreas de conhecimento, metodologias e concepções pedagógicas próprias, adequadas às necessidades da formação técnica e básica .
Com currículo único que atenda as duas demandas de formação, que são chamados “Curso de Ensino Médio Integrado de Informática” este é apenas um exemplo dos diversos cursos que possuem na rede estadual de ensino de Mato Grosso, que podem ser oferecidos pela escola pública ou privados.
Os benefícios que o curso pode proporcionar para o estudante é muito significativo, possibilita o estudo de dois cursos ao mesmo tempo, pela integração das disciplinas, conteúdos, então o currículo do curso nasce da construção da integração da formação geral com a formação técnica, e também das discussões coletivas dos professores ao integrar conceitos comuns e específicos das disciplinas das áreas e conhecimento e técnicas.
Nessa modalidade de ensino os estudos são feitos de uma maneira mais rápida, porém com qualidade, fácil e objetiva, possibilitando também, que o educando conquiste seu direito ao exercício da cidadania, através da promoção de sua formação profissional. O estudante faz um só curso com certificação do Ensino Médio e de um Curso Técnico, junto.
Cabe aos Estados a oferta do Ensino Médio, e ao mesmo, aderir ou não a essa nova modalidade de ensino. As escolas de educação básica brasileira agora podem oferecer o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Projovem e Proeja, cabe ao estudante escolher o que estudar.
Ao implantar essas modalidades de ensino, as escolas terão que adequar seus currículos de ensino, elaborar o plano de curso, criando um novo curso baseados nessa alternativa de integração da Educação Básica com a Educação Profissional.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
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