quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Escola - uso de celular

Usa ou não usa celular na sala de aula?

Iza Aparecida Saliés

A tecnologia invade a sala de aula e deixa os estudantes reféns dos celulares, aparelho que incomoda e atrapalha a aula do professor. Quando o professor está apresentando o conteúdo sua concentração está direcionada para aquele assunto, uma vez que o som surge, ia todos ficam dispersos.

Quando vejo comentários sobre a proibição do celular na sala de aula, acho que a escola precisa ser mais rigorosa, pois, a educação precisa de limites, sinto que parece que tudo pode, tudo está disponível, por estarmos passando pelo momento de conquista do espaço democrático, então , acham que pode tudo.

A escola é o lócus do aprender, ensinar, formar, estudar, por isso é importante à concentração, atenção, interesse, motivação, ali, as pessoas estão trabalhando e crianças, jovens e adultos, estudando.

Até pode haver necessidade de comunicação da família com seus filhos, nesses casos, usar o telefone da escola e falar com pessoas responsáveis, quando os pais agem dessa forma, ai sim estão colaborando com a disciplina na escola e os estudantes aprendem a não utilizar, sendo assim tudo estará solucionado.

Os professores estão com a maior dificuldade para fazer os alunos participarem da aula, motivar, despertar interesse deles, ficam distraídos por qualquer motivo, paqueram na sala, provocam os colegas, agora surge mais um dispositivo, o celular, motivo forte para dispersar a concentração na aula.

Não são todos os alunos, mas quando o telefone toca, ai sim, atrapalha mesmo, atrapalha sim, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário