quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Educação Ambiental -Currículo

Ensinar e aprender com a Educação Ambiental

Por: Valeska Andrade

A partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar a expressão Educação Ambiental para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não-governamentais pelas quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais.

Um importante passo foi dado com a Constituição de 1988, quando a Educação Ambiental se tornou exigência constitucional a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais (art. 225, § 1º, VI)5 .

”A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente em sala de aula é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global” (PCNs, 1996).

Os conteúdos de Meio Ambiente são integrados ao currículo através da transversalidade, por meio das áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.

As áreas de Ciências Naturais, História e Geografia são as principais integradoras dos conteúdos relacionados, pela própria natureza das disciplinas escolares.

As áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Arte também são de fundamental importância para constituírem como instrumentos básicos que podem colaborar com o tema.

fonte:http;//blog.opovo.com.br

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