Ensinar e aprender com a Educação Ambiental
Por: Valeska Andrade
A partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar a expressão Educação Ambiental para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não-governamentais pelas quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais.
Um importante passo foi dado com a Constituição de 1988, quando a Educação Ambiental se tornou exigência constitucional a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais (art. 225, § 1º, VI)5 .
”A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente em sala de aula é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global” (PCNs, 1996).
Os conteúdos de Meio Ambiente são integrados ao currículo através da transversalidade, por meio das áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.
As áreas de Ciências Naturais, História e Geografia são as principais integradoras dos conteúdos relacionados, pela própria natureza das disciplinas escolares.
As áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Arte também são de fundamental importância para constituírem como instrumentos básicos que podem colaborar com o tema.
fonte:http;//blog.opovo.com.br
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário