sábado, 13 de novembro de 2010

Currículo de Ensino: espaço para pensar os temas socialmente relevantes.

Iza Aparecida Saliés


A sociedade exige competências novas da escola e com muita rapidez, além das necessidades advindas das tecnológicas, sofre ainda, os desgastes do esfacelamento da estrutura familiar e o surgimento de um novo modelo de família. Assim, a escola, passa a ser o bolsão de necessidades pessoais e de problemas que mansamente vão ocupando espaço no seu cotidiano.

Para atender essa nova condição de amparar as necessidades de administrar problemas sociais, precisamos preocupar com o ensino. A escola deve tratar as questões sociais separadamente, mesmo porque sua função é ensino. Esse turbilhão de problemas que estão surgindo na escola não podem interferir nas práticas escolares. O tempo escolar é tempo para ensino e aprendizagem.

Os temas, como: sexo, trânsito, direitos trabalhistas, violência, gravidez na adolescência, ecologia, meio ambiente, relações interpessoais, consumo, drogas, idoso, mulher, trabalho e cultura, não precisam necessariamente transformar em disciplina do currículo, estes, deverão ser integrados ao currículo de ensino, podendo ser transformados em conteúdos, temas, e ou conceitos, pois eles, servirão de referencial para compor o conjunto de disciplinas escolares básicas e necessárias para o Currículo da Educação Básica.

No afã em inserir os temas e ou assuntos relevantes socialmente no Currículo de Ensino como disciplina, os legisladores insistem em ampliar as disciplinas tentando transformar o currículo de ensino num bornal de assuntos que podem ser provocadores de significado para o aluno e para o professor, podendo ser trabalhados como conteúdo ou tema nas disciplinas.

Precisamos ter cautela quando tratamos de inclusão de disciplina no currículo da educação básica. O que pode ser tratado como tema ou conceito não há necessidade de transformar em disciplina. Segundo Salviani, 2000, os conteúdos devem ser estabelecidos em função de sua relevância social, selecionados a partir do acervo cultural disponível e convertidos em saber escolar. À escola cabe socializar gradativamente o conhecimento científico por meio das disciplinas do currículo de ensino.

É função da escola, ensinar o aluno a pensar, a construir conhecimentos, desenvolver suas capacidades, possibilitar o acesso a descoberta e a constituição de sua autonomia intelectual.E ao professor, cabe transformar os conceitos básicos escolares, necessários para ao aluno, em conteúdos disciplinares que permitam a interface com o senso comum do aluno para transformá-los em conhecimentos científicos, ou seja, saberes escolares.

Para a escola a utilização desses temas nos trabalhados pedagógicos com criatividade, como transversal, interdisciplinar e contextualizado, garantido no currículo de ensino, senão, fica, quase sempre, a mercê da motivação pessoal do professor para buscar bases teóricas, desenvolver projetos e inserir no conteúdo programático.

Cabe ao órgão do Sistema promover a formação continuada de professor para essa nova necessidade, a inclusão de temas significativos para a sociedade devem permear as discussões pedagógicas do coletivo da escola sem a preocupação de torná-los conteúdos, ou seja, com forma criativa e rigorosa de abordagem dos problemas muito diferente da utilizada no cotidiano do aluno. (Salviani,2000.p.50)

As legislações não são suficientemente capazes de garantir a concretização do ensino de novos conteúdos, estes, ainda dependem de iniciativas isoladas de professores. O fato de alguns professores de trabalharem com temas relevantes, a inclusão desses temas como conteúdo curricular ainda não está incorporada de fato na educação.


Referências

GUERREIRO, Carmen. Heranças Revisitadas: a busca sobre como trabalhar novos conteúdos ainda depende muito de iniciativas isoladas de professor e entidades do terceiro setor. Revista Educação, ano 13- n. 155 pagina 38-41 editora segmento

MARTINS, Jorge Santos, O trabalho com projeto de pesquisa, do ensino fundamental ao ensino médio, 2ª edição, Editora Papirus, 2002, Campinas São Paulo.

SALVIANI, Nereide, Saber Escolar, Currículo e Didática: Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico - 3ª.ed. Campinas,SP:Autores Associados, 2000. (Coleção educação contemporânea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário