quarta-feira, 4 de maio de 2011

MT- Parceria UFMT/Seduc forma 64 professores em Espanhol

A secretária de Estado de Educação Rosa Neide Sandes de Almeida e a adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende participaram da formatura da primeira turma com habilitação em Língua Espanhola da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Barra do Garças. O evento ocorreu no último final de semana, na cidade. Os 64 formandos são professores da rede estadual de ensino da região leste do Estado.

De acordo com a diretora do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Barra, Cláudia Lima “todos os formandos possuem nível superior em Letras e fizeram o curso como segunda licenciatura”. O apostilamento de espanhol foi ofertado durante um ano pela UFMT, aos educadores. A ação é uma parceria da Seduc com a Universidade.

Cláudia Lima conta que a região leste possui 60 escolas estaduais e nenhuma possui professor licenciado em espanhol. “Agora com essa parceria entre a Educação Estadual e a UFMT 64 educadores conseguiram fazer o curso e com certeza esse número vai ser ampliado nos próximos anos”, comentou.

A Seduc investe na formação de professores em Língua Espanhola, com o objetivo de aumentar a oferta da disciplina na rede de ensino médio do Estado. A ação visa o cumprimento da lei federal nº 11.161 sancionada pelo ex-presidente Lula em 2005, que torna obrigatória a disciplina nas escolas públicas e privadas em todo o país.

Reunião

Durante a visita de dois dias a cidade pólo do Araguaia, Rosa Neide e Fátima Resende reuniram-se com a diretoria do Cefapro, diretores, assessoria pedagógica e coordenadores escolares, para discutir melhorias para as unidades de ensino do leste mato-grossense.

“Os gestores apresentaram as demandas de suas escolas e a secretária ficou de avaliar para possível atendimento”, contou Cláudia Lima. Segunda ela, os pedidos foram por melhorias estruturais como reformas e compra de mobiliário. “Também houve pleitos de estruturação visando à melhoria da parte pedagógica”.

A diretora do Cefapro citou como exemplo a Escola Estadual Maria Nazaré Miranda Noleto, localizada em Barra. Os administradores da unidade solicitaram reforma para instalação dos programas federais: Um Computador por Aluno (UCA) e Mais Educação. “A escola já recebeu da Seduc as carterias especiais, mas ainda faltam móveis necessários e conexão adequada para utilização dos laptops”, finalizou.



VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário