terça-feira, 3 de maio de 2011

3 de Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) disponibiliza material para discutir tema nas escolas

Hoje, 3 de Maio, é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) disponibiliza material para download gratuito no seu site para que o tema seja discutido nas escolas, seja assunto de matérias, entrevistas, charges e artigos de jornais, etc

Há cartoons do cartunista francês Michel Cambon, entrevistas com personalidades como Dalai Lama e Bono Vox (U2), banners para sites e blogs, anúncios para jornais, além de dicas para educadores.

A Liberdade de Imprensa é um tema que interessa a todos. Não há democracia sem uma imprensa livre, sem que se respeite o direito à informação. Por isso a importância de se debater o tema em vários ambientes educativos, torná-lo uma bandeira de toda a sociedade.

A Associação Nacional de Jornais, do Brasil, tem mobilizado leitores do blog e do Facebook do Programa Jornal e Educação para que conheçam e discutam mais o tema. Além disso, está promovendo um concurso de jornais escolares com o tema Liberdade de Imprensa. Podem participar escolas ligadas aos cerca de 60 programas de Jornal e Educação espalhados no país.

O melhor jonal escolar levará como prêmio para sua escola R$ 3 mil reais que devem ser usados para a produção de um novo jornal, no segundo semestre, cujo tema será de livre escolha dos alunos. A ideia é estimular a autoria de crianças e jovens e uma maior aproximação com o veículo jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário