terça-feira, 3 de maio de 2011

MT- Audiência pública vai debater as perdas dos recursos da Educação

O presidente da Comissão Permanente de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Fonseca (PP), pediu a realização de uma audiência pública para debater todos os aspectos relevantes e que vêm determinando, ao longo do tempo, as perdas dos recursos da Educação.

Uma reunião de profissionais da Educação e estudantes de Mato Grosso nas dependências da AL, ocorrida na última quarta-feira (27.04), motivou o parlamentar a tomar a iniciativa. Na ocasião, durante os trabalhos da comissão, foram postas à mesa a desvinculação dos recursos do setor e as perdas nas compensações de dívidas negociadas pelo Estado. A manifestação fez parte da 12ª Semana Nacional de Defesa e Promoção da Educação Pública, comemorada entre os dias 25 e 29 de abril.
O tema foi o Plano Nacional de Educação, mas como a data-base dos profissionais mato-grossenses acontece em maio a mobilização se transformou em “Dia de Paralisação e de Advertência” para cobrar do governo a implantação do piso salarial profissional de R$ 1.312 para a categoria. O encontro reuniu representantes de Rondonópolis, Primavera, Pontes e Lacerda, Cáceres, Jangada, Poconé, Acorizal, Santo Antonio, Chapada e Jaciara.
Para Ezequiel Fonseca, educação deve ser a bandeira principal de um governo. “Foram de extrema importância para nós as observações feitas sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor, em Mato Grosso. A comissão está à disposição para que esta luta continue avançando”, disse o parlamentar, na ocasião, para as dezenas de profissionais reunidos dentro e fora da sede da Assembleia.
Segundo ele, a audiência pública será importante para um debate ampliado entre os trabalhadores da Educação, a sociedade mato-grossense e o Legislativo. No Requerimento nº 116/2011, em que pede o encontro, ele convida o governador Silval Barbosa, secretários de Estado, o Conselho Estadual de Educação e integrantes do Sintep – o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso.
Também foram convidados membros do Fórum Estadual de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, das universidades e dos demais segmentos da sociedade civil organizada. Os detalhes para a realização da audiência pública ainda não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário