quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARA PEDAGOGOS, ESCOLA DEVE ESTAR ALINHADA COM FAMÍLIA

São Paulo - Pedagogia Waldorf, linha montessoriana, construtivismo, escola tradicional, pragmatismo... esses são alguns termos com os quais os pais se deparam na hora de escolher a escola dos filhos. Mas, afinal, qual tendência pedagógica traz mais resultados de aprendizagem?

A resposta dada por especialistas em educação é simples: basta visitar as escolas, ao lado do futuro aluno. O colégio no qual a família sentir-se mais à vontade e tiver maior identificação será a escolha certa.

Para facilitar o entendimento dos pais quanto aos termos do "pedagogiquês", a coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade Sumaré, Rosemary Soffner , explica que as chamadas tendências pedagógicas podem ser agrupadas como construtivistas e não construtivistas. "A grande diferença entre esses dois grupos é a forma como vêem o conhecimento", explica.

Nas escolas não construtivistas, o conhecimento está pronto e os seus desdobramentos são as chamadas escolas tradicionais e as behavioristas. "Nesses modelos o aluno não interfere na construção do conhecimento, tem o papel mais passivo."

O construtivismo, segundo a educadora, não é uma pedagogia, mas uma teoria. "O conhecimento é construído considerando os saberes historicamente acumulados. Ninguém nega a física ou química. É nesse grupo que surgem as várias tendências pedagógicas como Waldorf e Montessori."

A professora aposentada do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo) Gita Guinsburg, diretora do colégio construtivista I.L. Peretz, cita um exemplo de como a escola tem de estar alinhada à filosofia da família.

"Se o aluno em fase de alfabetização escreve lousa com "z", não vamos corrigir. Entendemos que ele avançou no fato de a pronúncia da palavra ser semelhante à letra "z", está construindo conhecimento."
As informações são do Jornal da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário