terça-feira, 3 de maio de 2011

Seduc/MT - Qualidade do Transporte Escolar garante maior comodidade para alunos dos municípios de MT

“É essencial esse trabalho realizado pelos governos Federal e Estadual em parceria com os municípios, na melhoria do transporte escolar. Com novos ônibus podemos buscar os filhos dos trabalhadores em suas casas, levá-los à escola e trazê-los de volta com o maior conforto e segurança”. Essas são palavras do prefeito de Vila Rica (1.200 km de Cuiabá), Naftaly Calisto da Silva, ao destacar a entrega de 273 novos veículos que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fará aos municípios do Estado, no próximo dia 5 de maio.

O prefeito conta que Vila Rica espera receber quatro microônibus durante a solenidade que será realizada no Salão Clóves Vetoratto do Palácio Paiaguás, na capital. “Já recebemos da Seduc três veículos em janeiro deste ano, com essa nova aquisição o município provavelmente contará com sete unidades novas”, disse.

Além do bem estar aos alunos, Naftaly da Silva ressalta que os novos veículos proporcionarão economia ao município. “Com exceção dos três micros recebidos em janeiro, nossa frota é composta por 23 ônibus velhos e destes, seis são alugados. Com a chegada das novas unidades não teremos mais de pagar aluguel de quatro veículos. Sem falar na diminuição de custos com manutenção e combustível”, destacou com entusiasmo.

A alegria do gestor de Vila Rica é compartilhada pela secretária de Educação do município de Colíder, Tereza Pinoleto Mangolin. Segunda ela, o município já conta com quatro ônibus entregues pelo Estado em dezembro de 2010. “Essa política de apoio ao transporte escolar realizada pela União e pelo governo estadual tem ajudado as cidades a superar os problemas encontrados nessa área”, disse.

“Antes nossos veículos eram antigos e não ofereciam segurança e nem conforto aos estudantes da zona rural. Agora a frota está sendo renovada e temos uma realidade muito melhor”, contou Tereza. Ela ainda relata que os novos veículos, que o município vai receber contribuirão no transporte diário de cerca de 1.200 alunos das redes municipal e estadual. “Ainda não sabemos a quantidade de veículos que nos serão repassados no próximo dia 5, mas com certeza eles serão tão úteis quanto os que já recebemos”, afirmou.

MAIS ÔNIBUS

Além dos 273, outros 123 veículos serão entregues até o fim do mês de maio, totalizando 396 unidades. No total, Mato Grosso terá 749 novos ônibus escolares, o que vai garantir a renovação de 40% da frota, ainda este ano.

A secretária de Educação do Estado, Rosa Neide Sandes de Almeida cita que até o fim de 2012 a renovação da frota chegará a 54% com a entrega total das mil unidades adquiridas pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal – por meio do Programa Caminho da Escola. No ano de 2009 a frota mato-grossense era de 1.852 veículos.

Ao todo o Governo do Estado investiu R$ 64 milhões na aquisição de 500 unidades que irão beneficiar 53 mil estudantes com o transporte escolar gratuito, responsabilidade dos gestores municipais. Os outros 500 veículos foram adquiridos pelo Governo Federal.

Desse total de mil unidades, 82 já foram encaminhadas pelo Ministério da Educação (MEC) diretamente para os municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E do total de veículos comprados pela União, 168 são oriundos de emenda parlamentar.

DISTRIBUIÇÃO

A quantidade de veículos já repassados e que ainda serão entregues a cada uma das 141 cidades do Estado segue os seguintes critérios: o número de alunos atendidos, a quilometragem percorrida, demanda diária, limite territorial dos municípios e também o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com o coordenador do Transporte Escolar da Seduc, Fábio Nassarden Corrêa, todo o trabalho é realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a União dos Dirigentes da Educação Municipal (Undime).


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário