sexta-feira, 6 de maio de 2011

Projeto no ABC tenta acabar com violência em escolas

G1

Um projeto desenvolvido em São Bernardo do Campo, no ABC, aproxima pais, alunos e professores para tentar combater os casos de violência em escolas, principalmente nas públicas. Os diretores encaminham os pais e alunos para reuniões com psicólogos e assistentes sociais. Segundo um levantamento feito pela Promotoria da Infância e da Juventude da cidade, entre 2005 e 2007, foram registrados 1.800 boletins de ocorrências de casos como lesão corporal, calúnia e ameaça.

A Fundação Criança atende alunos envolvidos nessas situações. “A escola não pode considerar a violência como um tabu. Ela tem que compartilhar a situação e buscar soluções conjuntas”, explica o presidente da fundação, Ariel de Castro Alves.

As assistentes sociais, psicólogas e pedagogas ajudam a fortalecer os vínculos familiares e a melhorar a autoestima dos jovens. Só assim eles podem mudar de comportamento. Depois do projeto implantado, 50% dos alunos ouvidos não voltaram a se envolver em confusão. “Eu xingava os professores, alunos, ficava para fora da aula. Agora eu tô mais tranquila , sempre faço minha lição, melhorei muito”, relata uma aluna.

Bullying
O projeto “Amigos da Escola”, da Rede Globo, discutiu nesta sexta-feira (6) a educação em 150 escolas públicas da capital. Além de todo serviço que oferecido como atendimento odontológico, corte de cabelo, orientação nutricional, eles debateram o bullying. Foram 500 pessoas entre pais, alunos e voluntários, todos preocupados em melhorar a escola do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário