terça-feira, 3 de maio de 2011

Seduc/MT - Prêmio de Gestão estimula melhorias nas práticas escolares

A implantação de algumas práticas na rotina escolar garante à Escola Estadual Professora Maria Hermínia Alves, no bairro CPA IV, em Cuiabá, qualidade e avanços no processo pedagógico da unidade. Em 2009 a adoção de práticas como a criação de um grupo de sistematização na escola, o cumprimento rigoroso de datas e horários para reuniões, distribuição de tarefas, registro das ações escolares e construção de práticas para conhecer fraquezas e avanços, fortaleceu os resultados.

As ações praticadas na unidade nasceram do desejo da escola em concorrer ao Prêmio Nacional de Referência de Gestão Escolar (PNRGE). No entanto, conforme argumenta a coordenadora pedagógica, Hélia Regina Candido Ormond, houve muita dificuldade em articular a comunidade escolar. “Os fatores foram vários. Primeiro porque não colocavam como prioridade as práticas, depois pela rotina de trabalho e falta de interesse. Muitos faziam jornada dupla, não participavam da reunião, faltava envolvimento, motivação e sobrava descrédito”.

Conforme Hélia, desde 2006 o projeto estava engavetado. “Foi preciso construir todas as etapas. A leitura do material impresso, encaminhado pelo Comitê Estadual, enfatizando a necessidade da escola elaborar a autoavaliação de forma transparente foi o empurrãozinho que faltava. A participação do grupo foi incentivada e impulsionada pela lembrança que sozinhos nada seria possível”, disse.

Incentivada pela premiação a escola caminhou no processo de construção dos trabalhos, do dossiê e da autoavaliação. “Percebemos que o importante foi a possibilidade da escola construir suas ações e conhecer suas fraquezas e avanços”, conta.

A partir das práticas exigidas para a elaboração do dossiê, a comunidade escolar reconstruiu ações, repensou o trabalho pedagógico e, principalmente, se permitiu ao hábito de avaliar e reavaliar todas ações realizadas na escola. “Ficamos surpresos ao receber do Comitê Estadual uma avaliação positiva e propositiva que estão nos auxiliando na construção do dossiê deste ano (2011)”, relata.

A elaboração da autoavaliação fomentou na escola interesse em participar de outros prêmios, como “Prêmio Sesi de Qualidade em Educação”. “Concorremos em 2010, com 1580 escolas de todo Brasil, ficamos entre as 75 classificadas e entre as 39 públicas. Fomos para Brasília e o gestor da escola foi contemplado com um MBA em Administração Educacional que será realizada pela Universidade Fluminense com todas as despesas pagas”.

Quanto ao PNRGE de 2010 ano base 2009 ficaram entre as seis escolas estaduais selecionadas no Estado. “Hoje agradecemos por seguir em frente e pela oportunidade de melhorar a metodologia, a avaliação, o currículo e o envolvimento de todos os atores que possibilitam a construção do processo educativo da nossa escola”.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

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