terça-feira, 3 de maio de 2011

Seduc/MT- Governo de MT fortalece a luta nacional pela Educação Pública de Qualidade

Diante do cenário nacional a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) fortalece o apoio a XII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade iniciada dia 25 de abril e lembrada no Estado, nesta quarta-feira (27), com paralisação dos servidores da Educação. O governo de Mato Grosso registra diferentes momentos de negociação e avanços com a direção sindical.

O governo do Estado se destaca entre os demais estados da Federação por ter avançado em muitos pontos as reivindicações nacionais dos Profissionais da Educação. Nos últimos anos o Estado vem colocando em prática muitos dos tópicos do Plano Nacional de Educação, que hoje tramita no Congresso Nacional.

Para o Estado é motivo satisfação saber que o piso salarial pago aos professores que ingressam da rede seja de R$ 1.704,56, por 30 horas aulas. Uma conquista sindical que contou com o apoio do Estado. Os professores da rede estadual trabalham 20 horas semanais em sala de aula e 10 de horas atividades. Esta última, a hora atividade, uma das pautas nacionais, foi implantada em Mato Grosso há mais de 10 anos.

Outra conquista recente da categoria foi o retorno à conta da Educação do repasse do Imposto de Renda Retido na Fonte . Um compromisso do Governador Silval Barbosa, e cumprido desde janeiro de 2011. Um montante de aproximadamente R$ 68 milhões para incrementar a folha da Educação.

A secretária de Estado de Educação, professora Rosa Neide Sandes de Almeida, continua aberta ao diálogo e com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade para todos e todas. “A luta é por acreditar que a escola é a porta de entrada para formar cidadãos, e o único caminho para o filho do trabalhador se tornar doutor”.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário