terça-feira, 3 de maio de 2011

Paraná - Desenhos serão usados para trabalhar comportamento em escolas

Pela primeira vez no Brasil, desenhos animados educativos serão usados para trabalhar comportamentos inadequados de crianças na escola. O trabalho é parte do pós-doutorado da professora Maria Luiza Marinho Casanova, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O lançamento da ação será realizado com uma festa neste sábado (30) a partir das 14h30, para os 320 alunos da Educação Infantil à 4.ª série do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, que foi escolhida para ser a primeira a usar os desenhos animados para trabalhar comportamentos como impulsividade, desrespeito e violência.

Será uma semana inteira de atividades com o objetivo de despertar nas crianças comportamentos de liderança e proporcionar condições para que esses valores sejam integrados ao seu caráter. Também neste sábado será feito o pré-lançamento da I Semana de Valores, que terá como tema: Valores: Acenda essa Luz! Quatro valores serão trabalhados no mês de junho: “Respeito, Verdade, Ser Amigo e Auto-estima”.

A ação é uma parceria entre dois projetos de extensão da UEL, incluindo o projeto “Ações multidisciplinares para estruturação familiar e inclusão social em bairros pobres do município de Londrina”, sob coordenação da professora Maria Luiza Marinho Casanova.

A festa de lançamento será realizada em parceria com voluntários da Construtora A. Yoshii e do Projeto de Extensão da UEL, terá lanche, sorvete, algodão doce, chocolate e muitas brincadeiras para as crianças. Um dos 22 desenhos animados será apresentado e discutido com um grupo de alunos.

Os desenhos animados premiados de Marie Leiner foram cedidos gratuitamente por uma Universidade dos Estados Unidos para serem usados no Brasil. A tradução foi feita pela professora Maria Luiza, a voz foi cedida gratuitamente por Renata de Sá Maia e a edição foi feita no Laboratório de Tecnologia Educacional da UEL (LABTED).

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