terça-feira, 3 de maio de 2011

Educação Aberto IV Encontro de Funcionários da Educação de MT

www.circuitomt.com.br

Reportagem de Gabriela

O evento foi aberto hoje (29) de manhã, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e prossegue até amanhã (30).

O encontro visa a organização da categoria no sentido de assegurar e ampliar os direitos, mas também comemora os 25 anos de unificação sindical na Educação do Estado. Dessa forma, funcionários e professores passaram a integrar um só sindicato. Segundo o presidente do Sintep/MT, esse é um momento oportuno para resgatar a luta deste segmento pela profissionalização. “É preciso, a partir de tudo que foi conquistado até agora, despertar nesses profissionais a identidade do papel de educador, de formador que ele possui”, ressaltou.

O principal desafio do Estado com relação à valorização dos funcionários, segundo a secretária de Funcionários da Educação do Sintep/MT, Guelda Cristina Andrade, é a inclusão do segmento nos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos municípios. “Além disso, precisamos avançar na elevação de carreira dos profissionais de apoio ao nível superior, porque eles ainda não foram contemplados”, explicou. Segundo ela, o papel do encontro é exatamente esse, fomentar o debate para a redefinição de olhares quanto à formação dos funcionários da Educação.

Profuncionários - A abertura contou com a participação do coordenador do Departamento de Funcionários (DEFE) da CNTE, Edmilson Lamparina, que considera o reconhecimento dos funcionários como profissionais da Educação um grande avanço, que foi regulamentado pela Lei 12.014/2009. “Agora os desafios são a formação inicial e continuada desse segmento, porque infelizmente muitos Estados não instituíram o Programa de Formação de Funcionários (Profuncionários), do qual Mato Grosso foi o precursor com 10 anos em pleno funcionamento”, lembrou.

Após a mesa de abertura, o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Valdivino de Moraes, integrou a mesa 02 com o tema “Desafios e perspectivas da formação e valorização dos funcionários da Educação tendo como parâmetro a legislação e a atuação sindical”. Ele, que também é secretário de Funcionários do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), disse que Mato Grosso tem um papel muito importante no contexto nacional de formação dos funcionários. “Sobretudo, o Sintep/MT, que foi o grande articulador do Profuncionários”, acrescentou.

Redes municipais - A técnica administradora educacional do município de Cláudia, Genice Wentz, acredita que o enfrentamento nas redes municipais precisa ser fortalecido. “Onde moro, por exemplo, não temos sequer gestão democrática na Educação, o que é um entrave para a inclusão dos funcionários no PCCS”. Ela afirmou ainda que o envolvimento sindical é o caminho para superar esse e outros obstáculos. “Em 2005, dois anos depois de ter ingressado na carreira, tomei consciência do meu poder de participação e enfrentamento. Quanto mais unidos estivermos, mais força teremos”, disse, confiante.

O encontro continua hoje à tarde e segue até às 11h de amanhã (30), com encaminhamentos das questões debatidas. A programação completa está disponível aqui.

Redação com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário