quarta-feira, 18 de maio de 2011

MT- Cefapros leva para escolas discussão sobre Política de Educação Ambiental

A Secretaria Estadual de Mato Grosso (Seduc/MT) irá mobilizar cerca de 400 profissionais que atuam nos 15 Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros) para a sensibilização da comunidade escolar na discussão e consulta pública sobre a revisão da Política Estadual de Educação Ambiental (7.888/2003) do Estado.

A Seduc integra a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Mato Grosso, junto com outras 40 órgãos e entidades representativas da sociedade civil organizada. Há dois anos trabalha no processo de organização e reformulação da legislação.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc,Fátima Resende, usou de uma avaliação do educador Paulo Freire para traduzir a importância do processo realizado conjuntamente. “Ele dizia que a educação não transforma o mundo, mas é capaz de transformar as pessoas. Para que possamos modificar a Lei 7.888 precisamos de uma série de observações e servirmos como os exemplos, porque as crianças aprendem aquilo que ensinamos com nossas ações.Todos somos educadores”, pontuou durante a manhã desta quarta -feira (18/05), na I Oficina de formação e integração da equipe-base que atua no processo de Revisão da Lei, realizada no auditório da Sema/MT.

“Nós somos os artífices desse processo de mudança que não poderá ser executado sem ações educadoras”, avalia o professor doutor e consultor para revisão da Lei, Marcos Sorrentino, da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (Esalq), da Universidade de São Paulo (Usp). Ele ainda complementa citando “a discussão interessa ao Brasil e a cada uma das suas comunidades, que deve ser respeitada em suas peculiaridades”.

Para propiciar o amplo debate sobre a questão serão realizadas consultas públicas em pelo menos, mais da metade, dos municípios mato-grossenses, explica a gerente de Educação Ambiental da Seduc/MT, Giselly Rodrigues Gomes. “Nós estaremos definindo quais serão as metodologias de trabalho a serem empregadas nesse processo de discussão democrática e o que se pensa é na preparação dos formadores e em articular maneiras de fomentar essa discussão que não pode se delimitar aos muros da escola”. A I Oficina acontece até o dia 20/5, em Cuiabá e a previsão é de que a realização das consultas públicas tenha início ainda no segundo semestre deste ano. A II Oficina será realizada em julho e a III Oficina em setembro, para a avaliação e sistematização da minuta da nova legislação.



PATRICIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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