quinta-feira, 19 de maio de 2011

MT- Seminário discute inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual

Redação 24 Horas News

A comunidade escolar de Nortelândia se reuniu na tarde desta quarta-feira (18), no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), num evento organizado pela Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, para discutir através do I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica do município, os direitos das pessoas com deficiência, objetivando mobilizar famílias e pessoas afetadas, na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

O projeto é apresentado pela Federação Nacional das Apaes (FENAPAE’s), e busca envolver alunos com deficiência intelectual e múltipla, seus pais ou responsáveis, professores e especialistas das escolas do município, para avaliar a inclusão escolar dos alunos.

O prefeito municipal Neurilan Fraga que participou da abertura do seminário, destacou a importância da participação da sociedade como um todo na discussão da inclusão escolar das pessoas com deficiência, impondo uma reflexão profunda na promoção da inclusão.

Após a Secretária Municipal de Educação, Marlene Júlia Scarpat apresentar os dados referentes ao censo escolar das matriculas na rede comum de ensino de alunos com deficiência, informações quanto à oferta de matriculas e as séries onde os alunos estão incluídos, entre outros assuntos, foram criados grupos específicos para discutir a temática, respondendo questionamentos pré-estabelecidos em formulário, debatendo eixos fundamentais para levantamento de um diagnóstico que sirva de ponto de partida para a melhoria do sistema.

Um dos objetivos do seminário é avaliar o que está sendo oferecido a estes alunos e como se deve organizar o sistema educacional em nosso município de forma a atender plenamente naquilo que eles devem ter por direito, elaborando um documento final que passará por um encontro estadual, identificando as peculiaridades regional e em seguida negociar com as autoridades em todos os níveis de governo

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