quarta-feira, 18 de maio de 2011

MT- Professora de Nova Olímpia é uma das selecionadas na semifinal do ILEP

Helenice Stela

Secretária Adjunta Fátima Resende, professora Bianca Bruna Alves, professora Neiva Boeno e a mestranda Camila

A professora Bianca Bruna Alves, da rede pública estadual de Nova Olímpia (200 km de Cuiabá) foi uma das selecionadas entre os 30 melhores do país em um concurso nacional promovido pela Embaixada Americana, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O Programa Líderes Internacionais em Educação - International Leaders in Education Program (Ilep), definirá entre esses, os 10 primeiros colocados que farão um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos, além de estágio em uma escola de ensino médio americana.

Bianca, que é professora efetiva de Língua Inglesa da Escola Estadual Wilson de Almeida realizou no dia 13 de maio o exame de proficiência em inglês, em uma Escola de Línguas de Cuiabá. “Somente os 30 melhores colocados nas etapas de avaliação fazem o teste”, disse.

A avaliação é autorizada pela embaixada, em Brasília, e pode ser aplicada apenas por instituições credenciadas por Universidades americanas ou européias. “Após essa etapa haverá uma entrevista em junho, na embaixada, que será a última parte da seleção. Todos esses processos são em inglês”, disse Bianca.

Os 10 selecionados passarão cinco meses na capital federal americana, Washington. “Esse período será de estudos e troca de conhecimentos onde os brasileiros que forem terão a oportunidade de conhecer a realidade do sistema educacional dos Estados Unidos. As experiências positivas poderão ser aplicadas à nossa realidade”, citou.

Participação

Essa é a segunda vez que Bianca participa do concurso. Em 2010, dos 400 professores inscritos, ela também ficou entre os 30 melhores do país. Agora a professora vive a expectativa de ser escolhida para ser uma das representantes do país que irão ao país da América do Norte.

Ela lembra que para chegar à penúltima etapa da avaliação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). “A Seduc disponibilizou as inscrições em sua página na internet. Preenchi o formulário em inglês referente ao trabalho que desenvolvo na Escola e conto com o apoio da Secretaria na garantia de que nossa Escola poderá receber um professor norte-americano para estágio”, disse.

“Caso seja selecionada também poderei passar cinco meses no exterior sem prejuízos para a Escola e os estudantes”. Ela ainda conta que após o preenchimento do formulário encaminhou o documento junto com seu currículo profissional para análise na embaixada. “A partir dessa análise e aprovação passei para a fase do teste. Agora estou ansiosa para fazer a entrevista”, finalizou.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário