sexta-feira, 20 de maio de 2011

Seed deve colocar no ar nesta semana cadastro de professores do Caso Vizivali

Deve entrar no ar nesta semana, no site da Secretaria de Educação (Seed), o sistema de cadastro dos professores que fizeram a capacitação do Iesde/Vizivali. A informação foi divulgada na semana passada pela assessoria de imprensa do órgão.

O cadastro é semelhante ao que foi feito na página do Instituto Federal de Educação (IFPR), quando foi preciso pagar uma taxa de R$ 50,00. Só que desta vez não haverá cobrança.

O cadastro servirá para que o estado conheça com exatidão o número de professores interessados em fazer uma complementação para receber o diploma.

Embora informe que o cadastro entrará no ar nesta semana, não há um dia específico para isso. Também não há uma data para o cadastro sair, mas a expectativa é de que fique à disposição dos professores por cerca de 15 dias.

A complementação de estudos para que possa ser emitido o diploma será feita via universidades estaduais. Quem fez só a capacitação da Vizivali e não continuou a estudar precisará fazer essa complementação.

Quem continuou os estudos e fez especialização, mestrado ou doutorado, terá o tempo reconhecido pela Seed e não precisará fazer ou fará um tempo menor de complementação.

Inicialmente a Secretaria de Educação estipulou em, no mínimo, dois semestres de complementação. Quem fez complementação em outras universidades também terá os estudos validados. Mas a Seed esclarece que haverá análise caso a caso, depois que for verificado o cadastro dos professores.

As aulas terão início em agosto, nas universidades estaduais – UEL, UEM, UEPG, UENP, Unicentro e Unioeste – ou em seus polos ou polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As aulas serão a distância e não terão custo – a não ser o de locomoção para esses lugares – para os professores. Ao todo essas instituições têm 47 polos no Paraná.

Ao final do tempo da complementação o participante irá receber um diploma de Pedagogia, com chancela da universidade estadual em quer fizer os estudos.

TERMO DE CONDUTA - O secretário de Educação Flávio Arns informa que será assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o governo do estado, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e os municípios do Paraná, para que não haja prejuízo aos professores que utilizaram o diploma recebido pela Vizivali, seja para ingresso ou promoção no estado. O dia para essa assinatura não foi divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário