segunda-feira, 16 de maio de 2011

MT- Projeto implantará complexo educativo para prevenção terciária de dependentes químicos

Da Reportagem
Diário de Cuiabá/MT

O projeto De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil, vai implantar neste ano um Complexo Educativo para Prevenção Terciária, destinado ao tratamento e reabilitação de pessoas dependentes do uso de drogas. O espaço será o antigo clube social da Rede Cemat, na Avenida Arquimedes Pereira Lima (Moinho), cedido ao projeto para funcionamento do Complexo, em parceria com o Estado, entidades privadas e grupos de apoio.

No centro, dependentes de drogas receberão tratamento para desintoxicação com acompanhamentos de profissionais da área médica. No período máximo de três meses de internação, os dependentes terão também cursos profissionalizantes, tratamento espiritual e formação desportiva. O lugar dispõe de uma grande área com piscina, campo de futebol, alojamentos, sala de aulas, toda a infraestrutura necessária para acolher os dependentes.

A delegada da Polícia Civil, Elaine Fernandes, gerente do De Cara Limpa Contra as Drogas, disse que o acompanhamento será estendido aos familiares. “A família precisa estar preparada para receber o dependente”, afirma. De acordo com Fernandes, passado o período de internação os pacientes continuarão recebendo acompanhamento junto com a família para que não retornem às drogas.

Desde o ano de 2010, o projeto está em andamento na região do Pedra 90, em 12 escolas da rede estadual e municipal, com cerca de 2 mil alunos. O projeto retoma as atividades nas unidades de ensino em abril próximo, com cursos de teatro, palestras com acadêmicos das faculdades de Medicina, Farmácia e Psicologia, da Universidade de Cuiabá (Unic). Em 2011, alunos, pais e comunidade também terão palestras com especializadas para orientação e prevenção do uso de drogas.

Umas das atividades mais esperada neste ano é a implantação da escola de música do projeto, voltada a despertar nas crianças, adolescentes e jovens o gosto pela arte e formar profissionais.

SINAIS

O grupo de teatro Cena Onze continua em cartaz com a peça “Sinais”. A peça desenvolvida no período que o grupo ministrou oficina de teatro no Pedra 90, aborda a vida de uma família de classe média com enfrentamento às seduções do mundo externo na vida dos filhos adolescentes. As drogas e os efeitos provocados por ela como doenças, violência e criminalidade fazem parte da trama. O espetáculo do Cena Onze está em cartaz desde 2010, quando foi lançado com apoio da Secretaria Municipal de Educação dentro do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas.

Depois das apresentações em escolas, a peça está sendo levada para municípios do interior do Estado. As cidades de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger e Chapada dos Guimarães assistiram a peça nesse fim de semana.

A próximas apresentações serão em Jangada e Barra do Bugres, ambas no dia 23 de janeiro; Campo Novo do Parecis, no dia 28; e no dia 30, em Cuiabá, no bairro CPA III, na Igreja Nossa Senhora Imaculada da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário