quinta-feira, 19 de maio de 2011

MT- Municípios participam de capacitação sobre PAR na Seduc

“Esse trabalho de orientação ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é muito importante porque temos muitas dúvidas na realização do diagnóstico exigido pelo Ministério da Educação (MEC), e na elaboração do Plano”. Essa avaliação foi feita pelo secretário municipal de Educação de Acorizal (64 km de Cuiabá), Nilton Geraldino, durante o primeiro treinamento para construção dos novos Planos de Ações Articuladas (PAR) municipais.

A atividade ocorreu nesta quinta-feira (19/05), no auditório da Seduc, em Cuiabá e contou com a presença de representantes e coordenadores do Plano, de 11 municípios do Estado. São eles: Diamantino, Nova Olímpia, Barão de Melgaço, Várzea Grande, Nova Brasilândia, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Nobres e Rosário Oeste, além de Acorizal.

Nilton Geraldino destaca que a criação do PAR em 2007, pelo governo federal, contribuiu para aproximar Estado, União e municípios em um esforço conjunto pela Educação. “O relacionamento com o MEC e a Seduc melhorou. Muitas ações que antes eram feitas de forma dissociada agora são pensadas e executadas em conjunto. Avançou, mas ainda há o que melhorar”, citou.

Conforme o secretário, o PAR 2007 a 2010 oportunizou a realização de Formação aos professores e funcionários escolares de Acorizal. “Agora nesse novo Plano queremos recursos para construção de creches e escolas do campo”, disse ao informar que a rede do município conta com 450 alunos.

Os pedidos apresentados por Geraldino, bem como dos demais municípios “deverão ser expressos na elaboração do novo Plano. Antes, as dificuldades enfrentadas pela educação precisam ser apontadas no diagnóstico da realidade atual de cada município”, explicou a consultora do PAR na Seduc, Maria Amélia Ramos.

Ela realizou uma apresentação aos coordenadores e representantes dos municípios sobre os passos necessários para avaliarem os 82 indicadores de qualidade propostos pelo PAR 2011 a 2014. “É com base nesses indicadores, que os gestores verão os pontos fortes da educação local que devem ser mantidos e os pontos fracos que necessitam de investimentos do novo Plano”.

Após a apresentação teórica, os presentes acessaram a página do MEC e puderam tirar dúvidas com os técnicos da Seduc e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sobre o preenchimento dos dados do diagnóstico e do novo PAR, no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Encontros

Até o dia 02 de junho outros seis encontros orientativos serão realizados pela Seduc e UFMT. Pretendemos atender a todos os municípios que tiverem interesse. “A partir de amanhã essas atividades ocorrerão três vezes por semana no auditório do Instituto de Educação (IE) da Universidade, até a data estabelecida”, informa Maria Amélia.

Interessados devem contatar a equipe do PAR na Seduc, pelo telefone (065) 3613-6415.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário