luan.santos
A orientação para que as escolas não “consertem a fala de aluno para evitar que ele escreva errado” consta desde 1997 dos Parâmetros Curriculares Nacionais –ou seja, passou pelos governos FHC, Lula e Dilma.
Os documentos servem como orientação a escolas, professores e editoras.
Quando abordou nos PCNs o tema “qual fala cabe à escola ensinar”, o Ministério da Educação já orientava que a escola “precisa livrar-se do mito de que existe uma única forma certa de falar”.
Mesmo assim, surgiu recentemente uma grande discussão sobre variações na linguagem oral em desacordo com a norma culta, motivada pelo livro didático “Por uma Vida Melhor”.
Na semana passada, o site IG divulgou que o livro, ao tratar da diferença entre a língua oral e a escrita, afirma que é possível dizer, em determinados contextos, “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado”.
A educadora Maria Cristina Ribeiro Pereira, uma das coordenadoras dos PCNs em 1997, diz que a inclusão do tema nos parâmetros teve como objetivo chamar a atenção da escola para preconceitos não visíveis.
“O preconceito em relação à fala acontece não apenas com jovens e adultos. É comum, por exemplo, quando uma criança sai de uma escola rural para uma urbana, sofrer preconceito pelo modo de falar.” Ela não quis comentar o livro “Por uma Vida Melhor” por não tê-lo lido.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
quinta-feira, 19 de maio de 2011
MEC descarta regra do “jeito certo” de falar desde 1997
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