domingo, 12 de junho de 2011

Alimentação na escola pública e privada

É na infância que se fixam atitudes e práticas alimentares que deverão persistir por toda idade adulta. A necessidade de uma intervenção alimentar aliada à prática de planos alimentares saudáveis é uma tendência cada vez mais presente em escolas, públicas ou privadas, baseada no princípio da promoção de saúde, referendadas por pesquisas que apontam o paradoxo da obesidade/desnutrição em idade escolar.

Parte daí a preocupação dos profissionais da saúde e dos nutricionistas, de que a alimentação escolar possa oferecer nutrientes necessários para melhorar os índices de aprendizagem e cognição escolar, sendo esta ação, subsídio para o trabalho pedagógico.

A Portaria Interministerial 1010/2006 institui as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e de nível médio de toda a rede escolar (públicas e privadas), o que significa incluir, no cenário escolar, atuação direta no desenvolvimento biopsicossocial.

Diante desta necessidade transversal, ações para educação alimentar e nutricional, e incorporação de hábitos alimentares regionais e nacionais tornam-se estímulos para inclusão de hortas, passando a compor a proposta pedagógica com realização de atividades e utilização dos alimentos produzidos, melhorando o consumo de frutas, legumes e verduras, propiciando monitoramento nutricional dos escolares.

Escolas particulares começam a indagar como se ajustar à Resolução 465/2010, do Conselho Federal de Nutrição, que estabelece parâmetros e normas para a contratação de profissional. O nutricionista-consultor tem, aí, a oportunidade de desenvolver outros papéis além daquele de gestor e administrador de planos alimentares.

A competência e habilidades requeridas pelo nutricionista nos programas de alimentação, como educador em nutrição e transformador da saúde em seu papel de consultor e/ou assessor, levaram a FENERC – Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas a convidar o Sindicato das Escolas Particulares e o Conselho Regional de Nutricionistas para participar de mesa redonda no 7.º Fórum Nacional de Alimentação Escolar, no dia 20 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Esperamos, com esse diálogo, abrir novas possibilidades de atuação profissional que apontem soluções a uma situação de extrema importância para programas de alimentação saudável desenvolvidos em unidades privadas de ensino.


--------------------------------------------------------------------------------
Joana D`Arc P. Mura pmura@uol.com.brNutricionista, membro do Comitê Científico da FENERC - Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas e professora de Gastronomia Funcional da VP Consultoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário