domingo, 12 de junho de 2011

Como enviar emails sem expor seus contatos

Publicado por Corumbá Guimarães


Vamos por partes:

1. Você tem três opções para enviar um email – ou encaminhar:
a. Para: são os endereços principais que você deseja enviar. Todos os que receberem esse email vão ver TODOS os endereços que aí estiverem. O recomendável é que você só use esta opção quando enviar emails para somente um endereço;

b. Cc: essa opção revela os endereços que recebem cópia do email enviado para o endereços (s) que está no “para”. Todos que receberem esse email (cujos endereços estejam no “para” ou no “Cc”) vão ver TODOS os endereços para os quais você enviou o email. Eu só uso essa opção quando o email tem finalidade comercial ou profissional – quando é necessário mandar cópia do email para um chefe ou alguém que deveria ser envolvido oficialmente ( e o destinatário no “para” deve saber disso).

c. Cco: essa é a famosa cópia oculta.Quando você envia emails para endereços e os coloca somente nessa opção, cada um que recebe o email só vê o próprio endereço e o seu endereço – remetente. Ele não fica sabendo para quem mais foi enviado o email e nem se ele foi enviado para outras pessoas. Ou seja, colocando todos os endereços nessa opção – como normalmente eu faço – nenhum endereço será identificado pelo receptor, a não ser o dele e o seu. Os demais endereços só aparecem para você, o remetente. Cada pessoa só vê o próprio endereço, a não ser que você tenha colocado endereços no “para” e/ou no “Cc”, também.

2. Então, se você não precisa e não quer expor emails alheios, coloque todos os endereços no Cco. Cada um só vai ver o próprio email. Quando eu mando emails para mais de uma pessoa e ela não está enquadrada no item 1b acima, eu sempre uso essa opção. Por isso, você só vê seu endereço, quando recebe mensagens minhas.

3. Outro cuidado necessário é, quando encaminhar emails, além de usar a opção Cco para o envio, lembrar sempre de apagar todos os endereços que vieram no corpo da mensagem que você está encaminhando, garantindo assim, também, a privacidade das pessoas que lhe enviaram o email que você está encaminhando.

Em todas as opções, todos os endereços sempre ficarão expostos para o remetente, mas não circularão na web, o que é mais importante. Por isso, você sempre vê os endereços para quem mandou o email, mas, quem estiver no Cco, não.

Sucesso

Corumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário