terça-feira, 14 de junho de 2011

MT- Diretores de Cuiabá e VG participam de workshop do programa Amigos da Escola

Diretores de 48 unidades da rede estadual de ensino de Cuiabá e Várzea Grande participaram do workshop sobre o "Programa Amigos da Escola". O evento, promovido nesta terça-feira (14.06), no Hotel De Ville, em Cuiabá, foi organizado pela Rede Globo com os parceiros, Instituto Faça Parte e a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). Na apresentação foram focados três pontos fundamentais do projeto. O envolvimento da comunidade em ações que fortaleçam o ensino e aprendizagem, a valorização do espaço educativo e o incentivo ao respeito coletivo.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Resende apoia o projeto por pontuar o engajamento de práticas que possibilitem a melhora da educação e fortaleçam o trabalho desenvolvido. “Nós ainda nos deparamos com índices que precisam ser melhorados e em Cuiabá nós temos uma rede de trabalho com qualidade de parceiros para celebrar um plano de ação que sensibilize a todos pela qualidade da educação”.

Atuar em parceria com a comunidade é uma prática adotada em Mato Grosso por meio do Escola Aberta. O projeto possibilita atividades gratuitas voltadas à sociedade com colaboração de membros externos na escola, todos os fins de semana. No total, 61 unidades da rede estadual de nove cidades mato-grossenses desenvolvem essa ação.

O voluntariado é uma prática na Escola Estadual Malik Didier, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. “Nós abrimos de segunda a segunda o laboratório de informática, com 36 máquinas para as práticas tecnológicas. Nós não enfrentamos problemas com o vandalismo ou ações criminosas. Estamos inseridos em um bairro conhecido pelo histórico de violência, mas as ações como o Escola Aberta, o Amigos da Escola, o Mais Educação, ajudam a mudar o cenário. Todos acabam se sentindo responsáveis pelo espaço e zelam por ele”, relata a diretora da unidade, Sérgia Eliana Novaes da Silva.

Para a coordenadora nacional do programa Amigos da Escola, Denise Martinez, o objetivo é deixar um legado. "Queremos fomentar nas pessoas o desenvolvimento de práticas voltadas para educação. Nosso projeto evoluiu, nossas parcerias cresceram. A educação é um agente de transformação", diz. Ela informa que as boas práticas desenvolvidas no ambiente escolar integrarão a programação das retransmissoras da Globo. “A tevê é um grande veículo de comunicação de massa e serve a esse propósito”, finalizou.

Guilherme Luis da Costa, supervisor/monitor do Programa Escola Aberta e técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc-MT, avalia que o Amigos da Escola é executado com ações pontuais e, a partir de agora, com o detalhamento das ações para os diretores de Cuiabá e Várzea Grande as estratégias de articulações possibilitarão a expansão e o fortalecimento do projeto.

“Quando existe o comprometimento da família a educação é fortalecida”. A frase é de Aluísio da Faria de Gonçalves, coordenador da área de Ciências da Natureza do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Almira Amorim.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário