segunda-feira, 13 de junho de 2011

Seduc/MT- Capacitação visa integração de Projetos

Capacitar os servidores para promoverem a integração entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), que são realizados pelas Escolas de Mato Grosso, foi o objetivo do curso formativo realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizado entre os dias 06 a 08 deste mês em Cuiabá.

As atividades realizadas na Escola de Governo, no bairro Paiaguás contaram com a participação dos profissionais que atuam na Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais (Sape). Conforme a Superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Catarina Cortez, o sistema de Integração PPP/PDE foi criado pela Secretaria, este ano, com o intuito de articular as ações dos dois planos, visando à melhoria da qualidade de ensino.

“Antes essas ações eram construídas e implementadas de maneira desarticulada. Contudo, o PDE tem como finalidade executar as políticas propostas pela Escola, no PPP. Para que isso ocorra é necessária a integração, que não ocorria”, explicou. “Essa capacitação é necessária para que nossos profissionais compreendam os mecanismos de funcionamento do sistema, para que possam orientar as Escolas”, acrescentou Catarina.

Além das unidades de ensino, as orientações sobre o novo sistema de elaboração integrada PPP/PDE serão repassadas para os Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros) e Assessorias Pedagógicas.

Análise

A técnica da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc e Coordenadora da Formação Presencial, Neiva Boeno destaca que a nova ferramenta para construção dos planos, contribuirá para uma gestão mais ampla e integrada, com destaque ao princípio pedagógico.

Ela explica que "a estrututra do sistema possibilitará aos gestores a compreensão dos metódos de elaboração do PPP, por meio das questões orientativas. Além disso, a articulação do PPP com o PDE ficará evidente, pois ao levantar o diagnóstico da realidade escolar, os gestores decidirão, no coletivo, quais as prioridades a serem atendidas e assim planejarem as ações".

O sistema está liberado para acesso das escolas desde o dia primeiro de março deste ano. Ao todo 570 unidades de ensino do Estado já iniciaram a inserção dos dados do PPP e do PDE.

Entre os participantes da capacitação, a professora integrante do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, Francisca Navantino, ressaltou que a nova ferramenta vai dar mais visibilidade ao trabalho pedagógico realizado pelas escolas.

“No caso das unidades indígenas vai facilitar no trabalho de construção dos PPPs. Por meio do sistema mostraremos a importância de uma boa construção desse Projeto e aplicação correta dos recursos do PDE.”, disse.

Para a servidora da SUEB, Zileide Santos a principal característica do sistema PPP/PDE é fazer com que os gestores apliquem todos os recursos anuais repassados para as escolas, na melhoria das ações pedagógicas visando à maior qualidade da educação.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

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