segunda-feira, 13 de junho de 2011

MT- Riva garante luta pela estadualização da Uninova

Redação 24 Horas News

Uma reunião ampliada realizada na Câmara Municipal de Nova Mutum, neste sábado (11), marcou o início dos debates para a estadualização da faculdade Uninova (União do Ensino Superior de nova Mutum). Defensor intransigente pelo fortalecimento do Ensino Superior, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), que foi ovacionado pelos acadêmicos da unidade, tranquilizou os estudantes ao garantir empenho nessa luta. “É importante que a Unemat encampe imediatamente a Uninova”.

Ele agendou uma reunião na próxima semana em Cuiabá com o secretário de Ciências e Tecnologia, Eliene Lima, o reitor da Unemat, Adriano Silva, diretores da Uninova e lideranças da região para definir uma agenda de trabalho. “Não vejo nenhuma dificuldade na estadualização e tenho certeza que na Assembleia será unânime

o apoio à Uninova”, garantiu o presidente, que também assinou o manifesto à estadualização. Cerca de 800 assinaturas foram colhidas.

Durante a reunião, Riva ressaltou a importância de investimentos no ensino e citou a Alemanha, que se transformou numa grande potência graças a isso. Para ele, se não mudar a realidade da educação brasileira, não terá como fomentar o desenvolvimento.

Riva ainda destacou que diferente do que se propaga, o Partido Social Democrático (PSD) não brigará por cargos, nem nos da Educação. E citou as diversas reuniões que vem mantendo com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep) pelo reajuste salarial da categoria. Inclusive já conversou com o Governo do Estado alertando a importância de atender a categoria que é uma das mais penalizadas do país.

Para ele, a iniciativa de se criar a Uninova foi “belíssima”, que serve de exemplo para outras regiões. E que o debate é necessário porque não tem como prosperar no atual modelo. Lembrou que o reitor Adriano Silva já se declarou parceiro nessa luta.

“Tenho maior orgulho de ter lutado pela criação da Unemat em Juara”. Ele contou que sempre foi um grande crítico do presidente Lula, porém reconhece os avanços ocorridos em seu governo. E citou as escolas técnicas que estão sendo construídas.

Também apontou para um público de aproximadamente 400 pessoas, sobre a omissão do Congresso Nacional, que não avança na aprovação de matérias como a reforma do planejamento público e o orçamento impositivo não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário