segunda-feira, 13 de junho de 2011

MT- Seduc aborda escolas sustentáveis em palestra do Procon

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) foi representada na quinta-feira (10.10), durante o 1º Fórum Mato-grossense de Educação para o Consumo. O evento de três dias foi realizado pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) e ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá.

A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Gisele Gomes foi a representante da Secretaria. Ela proferiu palestra com o tema “Consumismo Verde: Escolas Sustentáveis em Mato Grosso - resiguinificando o espaço, a gestão e o currículo escolar”.

Em sua explanação a gerente destacou que a Escola deve ser um espaço permanente de participação e decisão voltado para temática da preservação ambiental. Ela explicou que para isso, a Seduc incentiva a participação das Unidades de Ensino do Estado a participarem de ações formativas sobre práticas sustentáveis.

Gisele Gomes contou que a Seduc promove cursos de formação para as Escolas da rede estadual. Segundo ela, a idéia não é que as unidades mudem radicalmente suas estruturas físicas, mas promovam ações voltadas à preservação ambiental. “Trabalhamos para que nossas escolas se transformem em incubadoras de mudanças sustentáveis”, disse.

Eixos

Dentro de processo de orientação e formação, a Gerência atua na proposição de mudanças no Espaço, Currículo e Gestão das Escolas. “Essas ações devem esta incluídas nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das Escolas”, relatou.

Entre os cursos realizados, ela citou o de “Escolas Sustentáveis e com Vida”, ofertado através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Por meio desse curso a distância muitos professores desenvolveram ecotécnicas em suas escolas. Ecotécnicas são ações voltadas para a sustentabilidade, como coleta seletiva, reciclagem, entre outros”.

A gerente cita que em junho deste ano mais educadores deverão fazer o curso, a meta é que representantes de todas as escolas possam receber as orientações para desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Ao final da palestra, Gisele Gomes ensinou aos presentes como utilizar a ferramenta da Superintendência de Diversidades Educacionais no site da Seduc, para obtenção de textos voltados para o desenvolvimento sustentável.

VOLNEY ALBANO

Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário