terça-feira, 14 de junho de 2011

MT- Festival de Livros é boa pedida para o sábado

A 9° edição do festival de livros Tanta Tinta/Carlini & Caniato, acontece no próximo sábado (18), das 8 às 14h, no espaço cultural Casa Ferraz. No evento serão lançados seis livros que representam o potencial e a diversidade da indústria editorial de Mato Grosso. Além do lançamento dos livros, o festival terá também audições de violão, viola de cocho e contrabaixo e, para acompanhar um brunch ao estilo regional. A entrada é gratuita.

Entre os lançamentos, estão quatro obras inéditas do escritor mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke. Um livro de arte bilíngue do fotógrafo Laércio Miranda e o último do ficcionista Romulo Nétto.

Guilherme Dicke

Escritor brasileiro, natural do município de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), Dicke faleceu no ano de 2009. O escritor foi projetado nacionalmente em 1968 ao vencer um dos principais prêmios das letras brasileiras (Walmap), com “Deus de Caim”. O concurso teve entre os jurados Jorge Amado e Guimarães Rosa, que apontou o autor mato-grossense como uma revelação que chegava para agitar a criação literária nacional. Além desse prêmio, Dicke conquistou vários outros a nível nacional, tendo o pleno reconhecimento dos especialistas na arte da escrita. Deixou mais de dez livros publicados. O romance “Cerimônias do Sertão”, a novela “Os Semelhantes”, o livro de contos “A proximidade do mar & A Ilha” e “O Velho Moço e outros contos”, são obras que revelam a consistência de uma escrita única, que ainda precisa ser mais conhecida e estudada.

Laércio Miranda

Fotógrafo há 30 anos, apaixonado pelas causas ambientais, indígenas e dos povos da floresta, Laércio Miranda já atuou grandes veículos nacionais e em publicações internacionais – México, Peru, estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. No livro “Cores em Mato Grosso – gentes e paisagens”, Miranda destaca suas fotografias produzidas no estado de forma surpreendente, explorando toda diversidade, povos, culturas e as belezas naturais mato-grossenses. A obra surpreende pelo registro da pluralidade do Estado.

Romulo Nétto

Prosador singular, trabalhou durante anos na Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), atualmente se dedica à criação literária com unhas e dentes. Seu estilo é envolvente e o revela um profundo observador da alma humana. “Romulo Nétto desponta como um dos talentos da Literatura Brasileira produzida em Mato Grosso, tendo seus livros lidos e respeitados por todo o Brasil. Surpreendeu personalidades como Cristovão Buarque, com o seu `Não Fala Comigo!´, que trata da causa do autismo e suas consequências para uma família, de forma amena, alegre e realista. A obra retrata a história de um casal prosador singular no sertão brasileiro, que com sua simplicidade e grande sabedoria e sensibilidade, soube derrubar obstáculos, não permitindo à amargura do sofrimento privá-los de amarem e serem amados pelo filho que, em sua diferença, conseguiu quebrar o gelo da desconfiança e os grilhões do preconceito. Este é o décimo-primeiro livro de Romulo Nétto.

O evento é organizado pela Editoria Carlini & Caniato Editorial, que vem se despontando como uma das principais editoras regionais ao apoiar a Literatura produzida em Mato Grosso.

Da redação com assessoria

Um comentário:

  1. romulo netto deixou um novo comentário sobre a sua postagem "MT- Festival de Livros é boa pedida para o sábado":

    Infelizmente ainda não somos um estado de leitores. Se publicar um livro já é tarefa difícil imagine vendê-lo. Hoje já posso considerar um escritor aposentado, embora ainda tenha os seguintes títulos inéditos: A Revolta dos Livros, Bernardo, o Meu Cão-guia, Buritis, O Menino e a Peroba-Rosa, A Menina Sem Tranças, Simplesmente Gerais, Os Sete Meninos do Sertão e os Escravos da Pedofilia e, finalmente Torturados (tempos de bullying). Publicar para ficar num depósito tomando poeira, bem melhor deixar os originais engavetados. Enquanto a literatura for tratada com descaso não compensa gastar tempo e dinheiro escrevendo.

    ResponderExcluir