quinta-feira, 16 de junho de 2011

MT - Professores decidem manter greve e fazem passeata

Priscilla Vilela

Após debaterem se manteriam ou não a paralisação em Assembléia geral, os professores continuam na classe dos grevistas e dão um recado ao Governo do Estado, de que os serviços continuam parados e por tempo indeterminado. Aliás, a mensagem foi enviada durante passeata pelas principais vias de Cuiabá, com carros de sons e cartazes, além é claro, do tradicional coro das categorias ignoradas pelos políticos. “Professor na rua, governo a culpa é sua!”.

Os gritos de protesto foram entoados por aproximadamente três mil pessoas, que vieram de cerca de 60 municípios mato-grossenses para demonstrar a indignação com o descaso. Eles saíram do colégio Presidente Médice, na Avenida Mato Grosso e chegaram até a Praça Ipiranga, na Isaac Póvoas, com tambores, faixas, e carros de som, demonstrando à população a importância de se dar valor a educação. “Educação é o carro chefe que puxa a sociedade”, cantavam.

Júlio Viana, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Mato Grosso, relatou ao Olhar Direto que os professores decidiram continuar rejeitando a proposta de Silval Barbosa (PMDB), em 10% do reajuste salarial. Agora, a classe deve realizar ainda mais manifestações para continuar mobilizando os educadores que ainda não aderiram ao movimento, e para que os ‘interioranos’, integrem ao grupo de exigência.

Durante toda a passeata, a Polícia Militar (PM) esteve presente e auxiliou na condução do grupo, que parou o trânsito na capital. E apesar do congestionamento, a população se mostrou receptiva ao protesto e paciente com a lentidão no trânsito, mesmo embaixo do sol das 16 horas.

Na segunda-feira (20), as atividades continuam, e os educadores irão acampar na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida do CPA, a partir das 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário