quinta-feira, 16 de junho de 2011

MT- Professores da rede estadual realizam assembleia e devem encerrar greve hoje

Da Redação

O Sindicato dos Trabalhadores no ensino Público de Mato Grosso (Sintep) não recebeu, até o início da noite de ontem, do governo do Estado a proposta para ser levada à assembleia da categoria, nesta quinta-feira (16), às 14 horas, na Capital. O documento faz parte de acordo firmado em audiência realizada na terça-feira (13) que sinalizava a retomada das negociações para pôr fim à greve que já dura 10 dias. Logo após a deliberação, os trabalhadores realizam ato público na Praça Ipiranga, centro da cidade.

Segundo o presidente do sindicato, Gilmar Soares Ferreira, o descumprimento da tratativa simboliza o descaso com que a educação é tratada em Mato Grosso. Por isso, o Sintep deverá manter a greve que já atinge 90% da categoria, composta por 30 mil trabalhadores, em todo o Estado, o que significa que cerca de 450 mil alunos continuarão sem aulas.

A categoria cobra a contratação imediata dos 950 aprovados no último concurso público, entre professores, técnicos e profissionais de apoio, e a aplicação imediata do piso salarial no valor de R$ 1,312 mil. A Secretaria de Educação (Seduc), alegando falta de recursos, ofereceu a recomposição gradativa até dezembro de 2011 e recomposição imediata apenas aos professores com nível médio, o que beneficiaria apenas 1.024 mil trabalhadores.

O impasse entre trabalhadores e governo começou no dia 8 de junho, quando o governador Silval Barbosa, por motivo de viagem, não recebeu a direção do sindicato para negociar, compromisso firmado durante audiência pública do dia 6. Representando o chefe do Executivo estadual, a secretária de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e o secretário de Administração, César Roberto Zílio, não avançaram na proposta anteriormente efetuada. Por este motivo, os sindicalistas haviam encerrado a negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário