terça-feira, 30 de agosto de 2011

MT- Estudantes participam de discussão sobre às queimadas

 

Mary JurunaApós a realização de uma semana de atividades voltadas à preservação do Meio Ambiente, alunos da Escola Estadual Alcebíades Calhao , em Cuiabá, receberam nesta terça (30.08) a equipe do Programa 'Mato Grosso Unido Contra das Queimadas' para realização do 1º Ciclo de palestras sobre os 'Riscos das Queimadas e Incêndios Florestais”.

O grupo é formado por representantes do Ministério Público Estadual, das secretarias de Estado de Meio Ambiente, Saúde e Educação, Vigilância Sanitária Ambiental e Poder Judiciário.

Na abertura do evento, o promotor de Justiça que atua na Defesa da Cidadania em Cuiabá, Alexandre de Matos Guedes, ressaltou que os problemas causados pelas queimadas não se restringem à questão ambiental. “As queimadas também prejudicam a saúde do ser humano. Nessa época, é comum verificarmos pessoas com alergias e problemas respiratórios. Daí a necessidade de cumprirmos a nossa parte e irmos além, conscientizando as outras pessoas para que elas também evitem as queimadas”, destacou.

De acordo com a diretora da escola, Edna Diogo de Paula,os professores vêm trabalhando em sala de aula questões referentes às prevenção e combate às queimadas desde o início do período da seca. Segundo ela, no mês passado os alunos vivenciaram na prática os riscos das queimadas, pois um terreno que fica ao lado da escola pegou fogo.

“Na ocasião, chamamos o Corpo de Bombeiros, mas não tivemos o retorno e os alunos ficaram chateados e descrentes com a situação. Hoje, como o promotor de Justiça falou sobre as dificuldades que o Estado tem de manter equipes suficientes para atender as demandas, acredito que os alunos entenderam o recado e saem mais conscientes sobre a importância da prevenção”, disse a diretora.

Além do bate-papo com os alunos, a programação do 1º Ciclo de Palestras também contemplou apresentações culturais com a participação dos próprios estudantes. Na próxima quarta (31.08),  evento semelhante será realizado na EE José Leite de Moraes, em Várzea Grande, e, na quinta-feira, na EE Presidente Médice, em Cuiabá.


Fonte: Assessoria / CLÊNIA GORETTH

Nenhum comentário:

Postar um comentário