sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Importância do Esporte Educacional na Escola

GUIMARÃES, Thaisa Laura Mendes

Resumo

No presente estudo abordará a efetivação na constituição do esporte educacional no Brasil, o conceito e seus princípios, alem da importante contribuição na formação do individuo usando a pratica do esporte educacional na escola como meio, e os professores de educação física e suas atitudes ao ensinar o esporte.
Introdução

              Para entendermos á importância do esporte educacional, iniciaremos abordando a efetivação do esporte educacional no Brasil.

              De acordo com Tubino Manoel José “ na constituição de 1988, artigo 217, que trata do esporte, e ainda estabeleceu que os recursos públicos deveriam ser destinados preferencialmente ao esporte educacional”. Porque o esporte é uma temática que ao ser praticado no sistema de ensino, busca a participação de todos, com muita cooperação evitando a seletividade e a hipercompetitividade.

Em 1995, com  a criação do ministério extraordinário dos esportes do INDESP, onde César Barbieri e Sergio Graça motivaram o ministro Edson Arantes do Nascimento e o presidente do INDESP Asfilofio de Oliveira Filho a inserirem na política esportiva do pais a temática do esporte educacional. Nesse sentido foi elaborado um documento ensaiado por César Barbieri, que estabelece como princípios fundamentais do esporte educacional do país:

a)    O principio da totalidade
b)    O principio da co-educação
c)    O principio da emancipação
d)    O principio da participação
e)    O principio da cooperação
f)     O principio do regionalismo

Nesse principio os praticantes do esporte educacional  deverão fortalecer o conhecimento, a auto estima e a auto superação, tudo isso desenvolvido num ambiente de respeito e preservação das individualidades.

  O principio da co-educação, o esporte educacional integra situações  heterogenias  de sexo , idade, nível socioeconômico, condições físicas etc. Das pessoas envolvidas nas praticas esportivas.

O principio da emancipação, também introduzido nas atividades esportivas educacionais, busca levar os participantes a situações estimulantes de desenvolvimento da independência, autonomia e liberdade.

O principio da participação estão todas as ações que levam o protagonista do esporte educacional a interferir na realidade através da participação. Esse principio compromissa os praticantes no campo social do esporte pelas vivências que essa participação oferece.

O principio da cooperação, ao registrar situações de individualismo, promove ações conjuntas para a realização de objetos comuns durante a pratica do esporte educacional.

O principio do regionalismo remete os praticantes do esporte educacional a situação de respeito, proteção e valorização das raízes e heranças culturais.
(TUBINO,1996,pág.13)

              Apesar de tantos movimentos a favor do esporte educacional ainda tem muitos professores que utilizam o esporte de rendimento nos ambientes educacionais como única forma de conteúdo de trabalho.

             Onde o esporte de rendimento é de alta seletividade onde só os mais habilidosos permanecem, hipercompetitivos, pois precisam de resultados, alguns esporte muito individualistas, desintegra situações heterogenias, não desenvolve a independência autonomia e liberdade.

            ESPORTE DE RENDIMENTO  X ESPORTE EDUCACIONAL
ESPORTE
ESPORTE DE RENDIMENTO
ESPORTE EDUCACIONAL
OBJETIVOS
Resultados, superação, recordes e vitorias sobre o outro
Formação da cidadania.
PRINCIPIOS
Do treinamento desportivo
Socioeducativo
REFERENCIAL
Metodologia do treinamento desportivo
Educação

            Acreditamos que essa utilização do esporte de rendimento pelos professores seja pelo fato que nós convivemos diariamente com esse esporte, pois na TV só passam esporte de rendimento, como recordes de atletas, campeonatos nacionais e internacionais de futebol, vôlei, basquete e handebol. Na escola é projeto e olimpíadas, e aquele jogo de final de semana vai transformando em coisa seria.

[...](a) os professore não acreditam que as brincadeiras e os jogos ensinam; (b) do curso de educação física ter centrado o ensino do esporte na técnica(logo seria uma herança do que se aprendeu na universidade); (c) de terem dificuldade (ou receio) de justificar para parte dos pais de alunos a escolha por um outro método( os que conhecem outros) isso porque boa parte de pessoas adultas, equivocadamente associa brincadeira á algazarra, alegria á falta de seriedade e esta á perda de tempo. Por conseguinte, se as crianças brincarem na aula disso ou daquilo e os pais crerem que isso não ensina a jogar, os professores poderão ser inquiridos sobre tal procedimento e, caso não saibam argumentar, poderão, ate mesmo, perder alunos; (d) de ainda que a universidade possa ter dado conta de ensinar diferentes métodos, trata-se de uma escolha, de uma opção metodológica. (SANTANA,2003)


Considerações Finais

            Nós temos para fins de educação da criança a família, a religião e a escola. Hoje em dia a religião vem caindo, pois muitas pessoas estão deixando de ir pelo fato da ciência muitas vezes tenta derrubar a sua existência, a família também, há muita criança que já nasce sem a presença do pai, o numero de separação vem crescendo assustadoramente.

            O que restou foi a instituição escolar e se os professores não fizer a sua parte buscando principalmente alcançar o desenvolvimento integral do individuo. Pois como foi dito anteriormente o esporte educacional tem como fonte a formação para a cidadania, usando a pratica esportiva como meio.

Referências Bibliográficas

BARBIERI, Cesar. Programa Esporte Educacional – proposta para discussão. Brasília: Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, Ministério Extraordinário dos Esportes, 1996.

BENTO, Jorge Olimpo. Desporto- matéria de ensino. Lisboa: Caminho, 1987.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 8.672, 1992.

BRASIL.Constituição Federal, 1988.

SANTANA, Wilton Carlos de. A Dificil Tarefa de Ensinar Esporte. Conteúdo cedido pelo professor José Renato da Escola Ferreira Mendes.RJ: Sprint, 2001.

TUBINO, José Gomes. Analise da 1ª Conferencia Nacional do Esporte Educacional. 1985.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Esporte na escola – os XVIII Jogos Escolares Brasileiros como marco reflexivo, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário