terça-feira, 30 de agosto de 2011

Seduc/MT Troca de experiências fortalece a promoção da cultura de paz nas escolas

“Os pré-fóruns estão produzindo resultados práticos no sentido da troca de experiências entre as escolas, no trabalho de prevenção a violência e promoção da cultura de paz”. A avaliação foi feita pelo gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Allan Benitez, durante o terceiro encontro com as Escolas Estaduais de Cuiabá, localizadas na região leste. A atividade teve início nesta segunda-feira (29.08) e se estende até a terça-feira (30.08), na Escola de Governo.

A abertura do evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre diretores, membros das comunidades de 13 escolas estaduais e entidades sociais. O dispositivo foi composto pela Coordenadora de Projetos Educativos, Janaína Monteiro; pela Superintendente de Educação Básica da Seduc, Aidê de Campos; pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Emanuel Pinheiro; pelo delegado da Polícia Civil e coordenador da Polícia Comunitária, Abdias Dantas; pelo capitão Teodoro da Polícia Militar e pelo representante da Defensoria Pública, Bruno Barcelos.

Responsável pela coordenação dos trabalhos nos pré-fóruns, Allan Benitez citou que os dois primeiros encontros reuniram escolas das regiões norte e sul de Cuiabá. “Nessas atividades observamos que os problemas relacionados à violência no entorno das unidades e até mesmo indisciplina e atos de violência dentro delas são enfrentadas de maneira diferente pelos profissionais da educação” contou.

Ele explicou que “os diretores que possuem contato direto com os Conselhos Tutelares e a Polícia Comunitária relataram terem mais facilidade na resolução desses problemas. Essas experiências estão sendo socializadas para as escolas que ainda não possuem essa prática”, disse.

OBJETIVO

Janaína Monteiro destacou que além da socialização das experiências positivas, o debate entre as unidades de ensino, governo e entidades tem produzido sugestões que devem ser apresentadas em um grande seminário estadual sobre Paz nas Escolas, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro, deste ano, em Cuiabá.

“Ainda realizaremos pré-fóruns com as escolas da região oeste da capital, com as unidades de Várzea Grande e em todos os demais 139 municípios mato-grossenses. Todo esse trabalho que culminará no seminário contribuirá para elaborarmos uma política pública para Mato Grosso no que se refere à prevenção a violência nas escolas e promoção da paz”, disse.

A diretora da Escola Estadual Nilo Povoas, Rosana Castilho destaca a iniciativa da Seduc na realização dos pré-fóruns. Ela acredita que o trabalho conjunto das escolas, Secretarias de Estado e entidades sociais pode contribuir no enfretamento da violência e na busca pela paz. Ela ressalta ainda como fundamental a participação da polícia ao citar que há necessidade de mais ações preventivas no entorno das unidades.

Representações das Secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), Segurança Pública (Sesp) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), também participam do evento.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário