quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Escolas de MT participam das Olimpíadas Escolares 2011

Mato Grosso já definiu as unidades de ensino que participarão das Olimpíadas Escolares 2011, categoria B, para estudantes de 12 a 14 anos, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e serão realizadas de 09 a 18 de setembro, em João Pessoa, capital da Paraíba.

Os representantes do Estado são os vencedores da 7ª edição dos Jogos Estaduais Escolares realizados entre os dias 13 a 20 deste mês, em Sorriso (395 km de Cuiabá). A competição mato-grossense contou com  a particicipação de 1.300 pessoas entre alunos e professores.

Cem escolas de rede de ensino de 48 municípios participaram da etapa estadual. O técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), responsável pela organização dos jogos, Rosberg Martins destacou que “75% das escolas vencedoras nas modalidades coletivas são unidades públicas estaduais e municipais”.

A 7ª edição dos Jogos foi composta por quatro modalidades coletivas: futsal, handebol, vôlei e basquete; e por quatro individuais: atletismo, xadrez, natação e judô. Rosberg Martins explicou que as duas últimas modalidades foram realizadas em Cuiabá, devido “à facilidade de logística”.

Vencedores

No vôlei feminino a equipe vencedora foi a Escola Estadual (EE) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do município de Vera. No masculino a vencedora foi do colégio Isaac Newton (CIN), de Cuiabá. No basquete masculino a EE Irene Gomes, de Várzea Grande, e no feminino, a Escola Municipal Ivete Lurdes, de Sorriso, foram as vendedoras.

As primeiras colocações do futsal também ficaram com escolas da rede estadual. No masculino com a EE Júlio Müller, de Barra do Bugres; e no feminino com a EE Carlos Hugueney, de Alto Araguaia. O primeiro lugar do handebol feminino ficou com a EE 29 de Novembro, de Tangará da Serra. No masculino a equipe vencedora representa o Instituto Presbiteriano de Educação Ashbell Green Simonton (IPES).
Segundo o técnico da Seduc, a maioria dos vencedores do atletismo são de unidades das redes municipais e estaduais de ensino. Nas demais modalidades individuais as escolas privadas se destacaram.

Expectativa

Rosberg Martins afirma que a delegação de Mato Grosso seguirá para as Olimpíadas Escolares 2011 com chances reais de conquistar medalhas em diversas modalidades, com ênfase no handebol masculino e o atletismo.

De acordo com ele, no lançamento de dardo o estudante Pedro Luiz Barros, EE Elmaz Gattaz Monteiro, de Várzea Grande, tem grandes chances de conquistar a medalha de ouro. “Ele venceu a etapa estadual com um lançamento de 46,98 metros bem próximo da marca nacional de 49,73, que também é de um estudante mato-grossense, Fernando Martins da Escola Municipal Vila Bela, de Sorriso".

“No handebol - segundo ele - Mato Grosso também tem chance de ser campeão. A equipe do IPES, que nos representa, venceu na final a atual campeã da Olimpíada Brasileira de 2010, a Escola privada Vinícius de Moraes, de Sorriso”, finalizou.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário