sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Professores da UFMT decidem pelo fim da greve. Aulas só dia 12


Redação 24 Horas News

 Acabou a greve dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira em assembléia realizada no campus auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat). As aulas só serão retomadas a partir do dia 12 de setembro.

Na reunião, os  professores decidiram que voltam ao trabalho no dia 12 de setembro. Isso porque, de acordo com a Adufmat, ainda existem pautas internas pendentes para serem votadas.

Segundo a Adufmat, na terça-feira os docentes voltam a se reunir em novas assembleias para votar estas pautas específicas de interesse interno, em interlocução direta com a Reitoria da instituição.

Os professores pedem, por exemplo, maior transparência nas contas da Fundação Uniselva e mais democracia na escolha de assuntos estratégicos da universidade, o que não ocorreu, segundo eles, na escolha da unificação do vestibular com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas apesar de confirmar o fim da greve,  os professores mato-grossenses ainda não chegaram a um acordo sobre o dia que voltam às aulas.  A previsão é que o retorno seja mesmo na segunda-feira como já está confirmado para o curso de Engenharia Mecânica, no campi de Rondonópolis.

 Os professores pleiteavam um aumento salarial de 14%, além de melhoras estruturais na instituição. No entanto, a proposta apresentada pelo Governo Federal e aceita pelos professores inclui um aumento de apenas 4% ao salário dos professores, a partir de março de 2012, e a incorpora uma das gratificações, a Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas), ao subsidio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário