terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como fazer uma redação

Em primeiro lugar, é preciso saber qual o gênero textual escolhido para a redação: narração, dissertação, crônica, conto, fábula, poema ou qualquer outro. Cada gênero tem as suas particularidades. Basta estudá-las. No entanto, independentemente do gênero escolhido, o escritor precisa ter muita criatividade e organização. Uma boa redação tem no mínimo 4 parágrafos e em praticamente todos os gêneros a divisão é feita da seguinte forma: um parágrafo para a introdução, dois para o desenvolvimento da história e um para a conclusão. O número de parágrafos do desenvolvimento pode variar, dependendo da quantidade de assunto a ser tratada.

Cuidado com a ortografia e com a gramática. Qualquer texto, por mais criativo e bonito que seja, perde a graça quando são encontrados erros ortográficos ou gramaticais. Antes de escrever, se tiver alguma dúvida, procure em dicionários. Se não tiver-los à mão, substitua as expressões pelas mais usuais ou fáceis de serem escritas.

Não use pleonasmos. A redação fica muito redundante e caminha em círculos. Ou seja, ela não leva o leitor a lugar algum. Quanto ao “gerundismo”, tão na moda ultimamente, torna o texto feio e com palavras excessivas. Ao invés de escrever: “Maria vai estar comendo ao meio-dia”, fica bem mais enxuta e correta a frase: “Maria comerá ao meio-dia”. Simples e elegante. Evite também a repetição de palavras, procure sinônimos ou use pronomes para substituí-las. Antes de escrever, mentalize a história em sua mente. Monte um esquema de como ficarão os parágrafos. Escolha bem as personagens e atribua-lhes papéis na trama. O local e o tempo onde se passará a trama são essenciais também.

Na introdução, as personagens, o local e o tempo devem ser apresentados. É um resumo da história a ser contada. No desenvolvimento, os detalhes dessa história serão contados e, por fim, na conclusão, será escrito como as ações se desenrolaram no final, podendo até haver uma moral da história.

Para se escrever um bom texto com ideias originais, é imprescindível ter um bom conhecimento do mundo. Para isso, a leitura de jornais, revistas e, atualmente, sites de notícias, é muito importante. Assim, argumentos não faltarão às suas redações.

Ao final da escrita, leia o seu texto em voz alta para ouvir se as palavras estão bem colocadas e as frases estão compreensíveis. Se não puder ler em voz alta, leia-o mentalmente mesmo, pois você conseguirá ter uma ideia de como as palavras estão colocadas. A revisão sempre deve ser feita, pois por mais cuidado que você tenha tomado ao escrever, algum erro pode ter passado.

Os textos vão melhorando com o tempo, com o treino. É como fazer contas de Matemática: quanto mais você fizer, mais prática terá, e com melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário