sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Educação; ou caso de polícia?

 

Autor: Licio Antonio Malheiros
Sou do tempo em que; quando se falava em educação referíamos apenas e tão somente às questões envolvendo ensino e aprendizagem. As instituições educacionais, não dispunham de um arsenal de segurança, mesmo assim, imperava o respeito e dedicação dos alunos, que se dirigiam para as mesmas em busca do conhecimento cognitivo.

O grande paradoxo envolvendo a questão da educação nos dias atuais, recai sobre o alto índice de violência praticada nas escolas e, em seu entorno. A proliferação do uso indiscriminado de drogas, a começar pelas chamadas drogas lícitas, que são encontradas em qualquer esquina a preço de banana; estas passam a ser o grande vilão envolvendo esta questão emblemática. Pois, estes jovens por não terem ainda uma formação, física e psíquica definidas, tornam-se alvos fáceis e, assim são cooptados pelos traficantes que os adotam.

O resultado, do uso exacerbado de entorpecentes por jovens, acaba atingindo de forma direta ou indireta as escolas, que num passado não muito distante eram vistas como verdadeiras formadoras de pessoas do bem como: médicos, advogados, prefeitos, governadores e até mesmo presidente da república.

Hoje, porém, o que tem sido visto e assistido nos mais diferentes veículos de comunicação de massa, são verdadeiras barbáries, troca de tiros dentro das escolas, jovens são baleados alguns morrem, outros sofrem seqüelas. Porém, os maiores atingidos sem dúvida alguma, são aquelas pessoas de bem que passam a sofrer uma pressão psicológica decorrente desse tipo de violência que acontece dentro das mesmas.

Ainda nesse mesmo contexto, o que o torna ainda mais preocupante e aviltante sob todos os aspectos, é saber que, agora com essa nova modalidade de violência nas escolas. Aquelas que corriqueiramente aconteciam nas salas de aula, como desrespeito aos professores, tentativa de agressão aos mesmos, brigas filadas entre alunos e inseridas na internet como forma de sadismo na tentativa de disseminar ainda mais a violência e, até mesmo o bullying. Infelizmente estas ilicitudes, acabarão se tornando menos preocupante, e com isso, aumenta-se a violência nas escolas, pois agora já estão matando pessoas dentro delas.

Todo processo degenerativo pelo qual passa hoje a educação em nosso país, tem como vertente uma série de fatores, entre os quais: a má qualificação de alguns professores, salários irrisórios, carga horária estafante, uma vez que os mesmos são obrigados a trabalhar em várias escolas ao mesmo tempo, a falta de estímulo, e agora, com essa nova modalidade de violência dentro delas, que infelizmente em sua grande maioria está relacionada com o uso ou tráfico de drogas, e que transpõe os muros das mesmas e acaba agravando ainda mais o problema social.

Pare o mundo, quero descer.

Professor Licio Antonio Malheiros, Geógrafo e Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário