terça-feira, 30 de agosto de 2011

Múltiplas linguagens, um mundo a explorar

Marta Morais da Costa [1]

Em plena era da comunicação e da informação, por que o universo das múltiplas linguagens é pouco explorado pelos professores? Interpretar as linguagens gestuais, plásticas, musicais, do cinema, do teatro das histórias infantis que são chamadas de plena comunicação não são práticas pedagógicas nas escolas, esta é uma afirmação dos estudiosos.
Segundo eles essa é uma forma de formar cidadãos leitores, sujeitos que leiam o mundo e não somente as letras do papel.
Pessoas que sabem ler e escrever, mas não possuem habilidades de interpretação para ler revistas, informativos, manuais de instrução, livros diversos, receituário médico, bulas de remédios e não são capazes de escrever uma carta, um bilhete embora alfabetizadas, não desenvolvem o nível de letramento. O som da música, o design do objeto compõem , falta a pedagogia do olhar .
A criança  constrói significados elaborados a partir de conhecimentos  já incorporados sobre o assunto e sobre o tipo de material que serve de suporte ao texto como, jornal, revista, livro, televisão , imagem pictórica . É importante, também , propor atividades em que se possa observar sutilizas na forma ,nas cores, na textura.
A autora ressalta que é de fundamental importância distinguir qual é o recurso que determinado meio de comunicação usa para provocar efeitos específicos no leitor .
Desligamento do real – a criança afasta do real ( enfrente  da TV) se toda sua experiência cultural anterior , se a satisfação afetiva e se os estímulos lúdicos prazerosos não puderem ser satisfeitos de outra forma . O desempenho social ,afetivo , cultural e  simbólico provoca dores interiores intensas .   
Não basta apenas conversar sobre o enredo de um filme. Isso qualquer um faz, discutir a linguagem fílmica ou a história do cinema é para  experts...
“ A leitura é trama de afetos e cumplicidade”
“ É preciso trabalhar o que as palavras dizem e o que elas escondem quando dizem”   


[1] Marta Morais da Costa – Professora Sênior da Universidade Federal do Paraná , Diretora do Centro Pedagógico da Editora Aymará .

Nenhum comentário:

Postar um comentário