quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MT- Ato público marca início da greve na Educação em Barra do Bugres

Ato público marca início da greve na Educação em Barra do Bugres


Os profissionais da rede municipal de ensino de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, realizam ato público na próxima segunda-feira (05), a partir das 7h, em frente à prefeitura. A manifestação marca o início da greve, deliberada ontem (31/08), em assembleia geral. Juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), participa do ato o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Barra do Bugres (Sispumbb).

A principal reivindicação é a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além da implementação de um “piso possível’ que se aproxime do piso salarial da rede estadual. Atualmente, o valor praticado no município é R$ 902,78. “Vários ofícios foram protocolizados e a discussão sobre o Plano se estende desde abril de 2010”, ressaltou o presidente da subsede do Sintep/MT, João Bosco Fernandes.

O grande impasse é que o Executivo Municipal utiliza como argumento a proporcionalidade, afirmando que a Lei 11.738/08 estipula o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) para jornada de 40 horas semanais. Esta ideia é comumente utilizada pelos gestores para não praticar a lei, mas o texto determina que o valor será praticado “para jornada de, no máximo, 40 horas”, e não estritamente 40h.

A falta de reestruturação do PCCS também acarretou a greve entre os servidores da Saúde e da Administração. De acordo com o presidente da subsede do Sintep/MT, uma comissão realizou estudos acerca da arrecadação da Educação, mas a própria prefeitura já desmarcou várias reuniões para a conclusão das análises. A expectativa é que haja adesão das seis escolas da rede municipal.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário