terça-feira, 30 de agosto de 2011

MT- Projeto do Poder Judiciário leva palestras a escolas municipais e estaduais

  
Da Assessoria
 
O projeto Poder Judiciário na Escola teve início nesta terça-feira (30) no Parque Atalaia, em Cuiabá. Os primeiros beneficiados foram os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Floriano Bocheneki.
 
Representantes de instituições do sistema judicial proferiram cinco palestras simultâneas com a temática “Os Três Poderes”, distribuíram cartilhas e responderam às perguntas dos estudantes. A ação atende à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo de proporcionar a alunos das escolas municipais e estaduais o conhecimento sobre a estrutura do sistema judicial.
 
O Assessor Jurídico Bruno Lima Barcellos representou a Defensoria Pública de Mato Grosso e explicou que a instituição tem realizado, desde fevereiro, um projeto semelhante, porém abrangendo escolas públicas estaduais, e que “temos percebido o quão é importante a aproximação das instituições representativas de poder com os alunos”.
 
“Percebemos que os jovens alunos desejam saber acerca de seus direitos e deveres, portanto o projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em especial pela Corregedoria-Geral de Justiça, vai ao encontro dos anseios da comunidade estudantil, que espera e necessita receber estas informações”, completou Dr. Bruno.
 
O Juiz Luís Aparecido Bertolucci proferiu palestra para os estudantes do 8º ciclo e enfatizou o papel do magistrado e da carreira jurídica em geral, destacando que o “juiz é um instrumento de pacificação social, com a obrigação de se fazer cumprir as leis”, afirmou.
 
Coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça, o projeto tem com parceiros a Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação.
 
Também proferiram palestras o Juiz Lídio Modesto da Silva Filho, o procurador de Justiça do Ministério Público, Edmilson da Costa Pereira, e o diretor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Mato Grosso, Bruno de Oliveira Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário