GUIMARÃES, Thaisa Laura Mendes.
OLIVEIRA, Cresstiane Leôncio de.
Resumo
O trabalho Cientifico da Educação Física Infantil I teve a finalidade investigar se o Projeto Político Pedagógico de 3 escolas estaduais, 1 municipal e 2 particulares; existe uma inclusão social através da Educação Física.
As pesquisas foram feitas através de avaliação pelo método direto com os pedagogos das escolas; Escola Estadual Professora “Bernadina Ricci” Pedagoga responsável pelas atividades físicas Marlucia Fátima Martins e Escola Estadual de Ensino Médio Fundamental Jose Magno na responsabilidade das atividades físicas a professora pedagoga Vera Lucia, Escola Municipal Jesus Criança na responsabilidade da professora Natacha Ferraz formada em Educação Física e Escola Estadual Professor Epaminondas com a responsabilidade das aulas de Educação Física Marilene Dias do Carmo Instituto Várzea Grandense de Educação (IVE), professor responsável pela Educação Física Gonçalo Alencar de Arruda e Colégio Espaço do Saber, professor responsável pela Educação Física Ethevaldo Magalhães.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as aulas de Educação Física semanais desenvolvidas nas escolas, diante de nossas pesquisas, descobrimos que nem todos os segmentos das escolas participam do Projeto Político Pedagógico mesmo sabendo de sua existência tendo uma perspectiva de participação dos professores de Educação Física e pedagogos no planejamento de ensino pedagógico, obtendo assim, uma margem de participação dos alunos em projetos sociais. O conceito de teste de avaliação é o método direto, com o objetivo de uma experiência pratica da teoria adquirida no Curso de Educação Física do UNIVAG. Completando neste trabalho, informações sobre a inclusão dos profissionais de Educação Física nas Escolas.
(Palavra Chave: Ensino – Aprendizagem- Inclusão)
Introdução
As propostas educacionais vem se modificando ao longo dos tempos que influenciam nas tendências atuais no PPP nas escolas publicas e particulares com a inclusão da Educação Física no ensino fundamental I; através dos jogos cooperativos e seus elementos. Transformando o aprendizado da criança no processo da psicomotricidade; cabendo assim os componentes a se reestruturarem nas abordagens pedagógicas na Educação Física na escola, tem por finalidade investigar a inclusão social nas escolas para que todos os envolvidos possam acompanhar o desempenho das crianças através de um Projeto Político Pedagógicos, em caso de oferecer possíveis atividades físicas e orientações para o corpo docente. Uma pesquisa com um teste de avaliação pelo método direto, com o objetivo de uma experiência pratica da teoria adquirida dentro da sala de aula com informações sobre as reflexões da Educação Física na Escola, momentos de abordagens na formação do profissional e cientifica. Garantindo uma experiência de trabalho que nos trouxe mais uma competência possível de ser utilizada em nossa futura caminha profissional.
Pesquisa
Para Ferreira (2006: 17-19) os objetivos do ensino da pré-escola á 4ª serie têm um papel de fundamentação importante, pois nesta fase que se deve fazer um fortalecimento nas relações interpessoal a intrapessoal deixando as crianças se desenvolverem de uma maneira simples e criativa, através dos processos pedagógicos de um plano de aula. A estrutura e funcionamento de uma aula de recreação a organização, estimulo ou motivação sem deixar de lado o desenvolvimento colocando no mínimo duas atividades e no Maximo de quatro não deixando os alunos chegarem á fadiga; fazendo com que eles possam correr saltitar, trepar, marchar etc. À volta á calma utilizando brinquedos cantados, imitativos expressivos proporcionando as habilidades motoras e cognitivas.
Não podemos mencionar fundamentos metodológicos que avalia as atitudes dos alunos em que os professores somando com experiências pessoais proporcionam firmeza e segurança para as ações dos alunos.
A Educação Física e sua inclusão nas escolas
A inclusão da Educação Física nas escolas, surgiu no século XIX; a ginástica passou a ser uma disciplina obrigatória no primário e a dança no secundário. Na verdade seus objetivos eram selecionar indivíduos capacitados para combater na guerra. Com o regime militar na década de 60 a Educação Física passa a ser reprimida no país. Através destas circunstancias o modelo americano assumiu seu papel no Brasil (RIO DE JANEIRO). Com o passar do tempo a Educação Física por dois motivos: Primeiro o modelo educacional que não tange a formação de homens com consciência que vive, precisava ser modificado; o segundo está relacionado com produtividade, processo de automação e mão de obra.
Com o surgimento de um novo modelo de superação das contradições e injustiças sociais com transformações políticas sociais e econômicas da década de 80 houve ação educativa que devia correr a partir do movimento espontâneo e das atitudes corporais, favorecendo da imagem do corpo, núcleo central da personalidade, chamado de psicomotricidade. Objetivando o professor com responsabilidade escolares e pedagógicas, valorizando o processo de aprendizagem e não mais a execução de gestos técnicos isolados.
Segundo Darido (2003) a formação inadequada do professor de Educação Física é quase sempre responsável pela instalação de concepções pedagógicas pouco esclarecidas. (p. 13)
Piaget reforça constantemente a importância do professor e do trabalho docente em sala de aula tal qual um pesquisador e seu objetivo de estudo (...) O professor teria a função de organização das propostas de ensino baseadas em situações e problemas o que leva o aluno a pensar e lhe proporcionar mais espaços para o descobrimento e construção de idéias.
(...) Não basta, entretanto, conhecer apenas questões, quer sejam propósitos diferentes, mais pedagógicos, mais humanos. (...) Obviamente poderemos constatar uma transformação da pratica pela pratica, que não é tão fácil muitas vezes o comportamento do professor esta amparado pelo que ele entende sobre educação e Educação Física.
(...) Junto aos professores é possível encontrar um ambiente fértil de idéias e desejos, posições absolutamente inversa aquelas tão propagadas pelo senso comum, que atribui á falta de interesse e motivação do professor o fracasso da ação pedagógica (...) Nos professores precisamos encontrar e adotar uma concepção de ensino aprendizagem que apresente crescente com a finalidade de educação.
Procedimentos, métodos e analise
Foi feito um diagnóstico das escolas visitadas antes da entrevista com os professores responsáveis pelas aulas de Educação Física e em seguida registramos as crianças em atividades praticas como exemplo de jogos cooperativos. O método de pesquisa foi qualitativo-quantitativo no qual utilizamos estratégias de entrevistas. A analise dos dados foi agrupada em categorias de acordo com os tipos de profissionais encontrados nas escolas em horário de trabalho, posteriormente, foi feita a analise dos dados. O material usado para registro foi entrevista onde podemos concluir com dados através de porcentagem e desvendar as possíveis hipóteses.
Nas escolas as aulas de Educação Física são de 20% da carga horária havendo participação dos alunos de 100% no entanto 80% dos profissionais atuante nesta questão são pedagogos e 20% são profissionais de Educação Física inclusão de alunos em projetos sociais é de aproximadamente de 80%.
Considerações Finais
Através desta pesquisa pode se observar que a inclusão social das crianças das escolas Estaduais, Municipais e Particulares nas aulas de Educação Física é por falta de verbas governamentais e também pelo fato da participação dos pais em atividades escolares juntamente com os professores e alunos diante disto infelizmente os responsáveis por estas aulas não se esforçam para adquirirem mais conhecimento científicos para que todos possam interagir com os demais profissionais competentes. Constatamos que não foram encontrados resultados significativos que justifiquem qualquer tipo de intervenção, entretanto devemos alertar os professores para os cuidados do envolvimento do Projeto Político Pedagógico relacionado á inclusão social e principalmente a formação do corpo docente na área de Educação e Educação Física.
Por outro, lado a presente pesquisa garantiu a nós mais uma experiência de trabalho que nos trouxe mais uma competência possível de ser utilizada em nossa futura caminhada profissional.
Referências
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.
FERREIRA, Vanja. Educação Física Recreação, Jogos e Desportos. 2ª ed. Rio de Janeiro. Sprint, 2006.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Desenvolvendo Competências. São Paulo: Phorte. 2003.
OLIVER, Jean Claude. Das brigas ao Jogos com regras: enfrentando a disciplina na escola;trad. ROSARIO MONTEIRO, Heloisa. Rio de Janeiro: Artes Medicas do Sul, 2000.
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