terça-feira, 30 de agosto de 2011

Seduc/MT Seminário - A escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes!

Fruto de uma parceria entre a Fundação Itaú Social, o Ministério da Educação e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está promovendo, por meio do Seminário dias 29 a 31 de agosto, em Brasília, um encontro de profissionais envolvidos, em todo o País, com políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa.

O objetivo do Seminário é propiciar a reflexão e o debate sobre as possibilidades do ensino da língua com foco na escrita, assim como intensificar a interlocução entre práticas docentes, ações de formação e saberes acadêmicos, dando-lhes visibilidade. A proposta é que essas diferentes vivências profissionais estabeleçam um diálogo fecundo, tanto com os princípios teórico-metodológicos expressos nos documentos oficiais, quanto com os estudos realizados por universidades e outros centros de investigação.

Durante os três dias, quatrocentos participantes estarão imersos em conferências, relatos de experiências e grupos de trabalho. Os participantes são professores da Educação Básica ao Ensino Superior, técnicos de Secretárias de Educação que atuam em formação continuada, pesquisadores, representantes de programas do Ministério da Educação e profissionais de organizações do terceiro setor que atuam na área de Língua Portuguesa.

Por Mato Grosso, a Rede de Ancoragem da OLPef estará formada pela professora Neiva de Souza Boeno (Consed), o professor Geraldo Grossi Junior (Undime) e a professora doutora Simones de Jesus Padilha (UFMT).  Os técnicos formadores serão representadas pelas professoras Ely Alves Miguel (Cefapro de Juína), Noemi dos  Reis Correa (Cefapro de Juara) e Rozilene  de Morais Sousa (Cefapro de Rondonópolis), selecionadas pelos trabalhos de formação realizadas em seus polos.

Os professores finalistas de Mato Grosso na OLP em 2010 que participarão serão Ana Dirce da Silva Mendonça (Pedra Preta), Sidinei de Oliveira Cardoso (Sinop), Sonia Candido e Silva (Novo São Joaquim) e Zenil Josefa da Silva (Cáceres).

E as pesquisadoras que apresentarão trabalhos referentes a pesquisas realizadas no âmbito da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro serão as professoras, Shirlei Neves dos Santos, Várzea Grande, com "A escrita do artigo de opinião no Caderno "Pontos de Vista" da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro"; e ainda a professora Neiva de Souza Boeno,Cuiabá, com "Curso Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa: ferramenta que produz conexões e sentidos na relação dialógica". (colaborou assessoria Seduc)

Assessoria do evento (OLP)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário