Lição de casa: quatro etapas fundamentais
Planejamento, orientação, correção e avaliação são quatro momentos imprescindíveis para fazer da tarefa uma aliada da aprendizagem
1 Lição eficiente requer planejamento
"Ao planejar as aulas, também penso nas possibilidades de dever de casa que estão articuladas ao conteúdo trabalhado em classe."Simone Corrêa Santos Medeiros, professora da EMEF Aníbal Freire, no Rio de Janeiro, RJ
Tudo o que é realizado em sala de aula requer planejamento - e com a lição de casa não poderia ser diferente. O segredo é propor atividades com objetivos claros e articulados ao conteúdo visto em sala. Ao mesmo tempo, esse trabalho não deve ser uma mera repetição do que o aluno fez na escola. A motivação para realizar uma tarefa está ligada ao nível de desafio que ela traz (leia nos destaques da reportagem exemplos de atividades bem-sucedidas). Você pode propor atividades diferenciadas de acordo com as características da turma e até mesmo algo mais individualizado, que aborde aspectos em que determinados alunos estão apresentando dificuldade.
Ao realizar o planejamento das aulas, você deve pensar em quais atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado podem ser realizadas em casa pelos estudantes de forma autônoma. Além disso, é necessário refletir, buscando antecipar possíveis dúvidas dos estudantes e os procedimentos utilizados por eles. Dessa forma, a correção e a discussão da atividade em sala de aula tornam-se mais produtivas para todos.
"A complexidade das tarefas e o tempo necessário à sua realização têm de estar de acordo com a idade, com os conhecimentos construídos e também com o grau de autonomia que as crianças e os jovens possuem", defende a professora Maria Eulina. Se você pede como tarefa a leitura de um texto que foi entregue em sala, a garotada não requer ajuda para cumprir o combinado. No entanto, uma pesquisa sobre um tema específico, sem indicação de materiais de consulta e de explicações sobre os procedimentos a adotar para realizá-la, provavelmente vai demandar o socorro dos pais - o que não é recomendável.
Conhecendo bem as condições de vida das crianças e dos jovens, você consegue avaliar se uma atividade é viável. Eles possuem em casa um espaço propício aos estudos, com uma mesa, boa iluminação e sem interferência da TV, por exemplo? Precisam comprar algum tipo de material? Quanto isso vai impactar no orçamento familiar? Como é a rotina deles fora da escola? Se a ideia for um trabalho em grupo, esta é uma providência essencial: investigar se os estudantes moram próximos uns dos outros e podem ir sozinhos para a casa de algum deles ou se precisam dos pais para isso.
Saber se eles têm livros e acesso à internet é outra tarefa sua. Antes de propor uma pesquisa, visite a biblioteca da escola e do bairro para avaliar o acervo disponível e leve isso em consideração na hora de indicar a bibliografia. Se os alunos não têm computador ou acesso à internet em casa, os telecentros e o laboratório de informática da escola são ótimas alternativas. A escola deve ser sempre um local de estudos quando a criança não tem as condições necessárias em casa. "Organizar plantões de educadores para atender os alunos é uma ótima estratégia", defende Tânia. Para ela, em algumas situações, a escola de tempo integral tem se mostrado uma necessidade para assegurar um tempo maior de atividades na própria escola.
Ao realizar o planejamento das aulas, você deve pensar em quais atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado podem ser realizadas em casa pelos estudantes de forma autônoma. Além disso, é necessário refletir, buscando antecipar possíveis dúvidas dos estudantes e os procedimentos utilizados por eles. Dessa forma, a correção e a discussão da atividade em sala de aula tornam-se mais produtivas para todos.
"A complexidade das tarefas e o tempo necessário à sua realização têm de estar de acordo com a idade, com os conhecimentos construídos e também com o grau de autonomia que as crianças e os jovens possuem", defende a professora Maria Eulina. Se você pede como tarefa a leitura de um texto que foi entregue em sala, a garotada não requer ajuda para cumprir o combinado. No entanto, uma pesquisa sobre um tema específico, sem indicação de materiais de consulta e de explicações sobre os procedimentos a adotar para realizá-la, provavelmente vai demandar o socorro dos pais - o que não é recomendável.
Conhecendo bem as condições de vida das crianças e dos jovens, você consegue avaliar se uma atividade é viável. Eles possuem em casa um espaço propício aos estudos, com uma mesa, boa iluminação e sem interferência da TV, por exemplo? Precisam comprar algum tipo de material? Quanto isso vai impactar no orçamento familiar? Como é a rotina deles fora da escola? Se a ideia for um trabalho em grupo, esta é uma providência essencial: investigar se os estudantes moram próximos uns dos outros e podem ir sozinhos para a casa de algum deles ou se precisam dos pais para isso.
Saber se eles têm livros e acesso à internet é outra tarefa sua. Antes de propor uma pesquisa, visite a biblioteca da escola e do bairro para avaliar o acervo disponível e leve isso em consideração na hora de indicar a bibliografia. Se os alunos não têm computador ou acesso à internet em casa, os telecentros e o laboratório de informática da escola são ótimas alternativas. A escola deve ser sempre um local de estudos quando a criança não tem as condições necessárias em casa. "Organizar plantões de educadores para atender os alunos é uma ótima estratégia", defende Tânia. Para ela, em algumas situações, a escola de tempo integral tem se mostrado uma necessidade para assegurar um tempo maior de atividades na própria escola.
Lição de casa
Identificação de sistemas do corpo humano
Identificação de sistemas do corpo humano
Disciplina Ciências
Ano 8º
Planejamento Como parte do trabalho sobre os sistemas do corpo humano, a professora planejou uma atividade que possibilitou aos alunos revisar o conteúdo e a ela retomá-lo na hora da correção.
Orientação Os alunos tinham de identificar cada sistema em um desenho, resumir suas funções e citar os órgãos que os compõem. O livro didático e sites poderiam ser consultados.
Correção Cada grupo apresentou à turma os resultados encontrados durante a realização das atividades e comentou em quais teve dificuldade.
Avaliação A professora verificou que eram poucas as dúvidas sobre o tema e, depois de solucioná-las, explicou a integração entre diferentes sistemas.
Ano 8º
Planejamento Como parte do trabalho sobre os sistemas do corpo humano, a professora planejou uma atividade que possibilitou aos alunos revisar o conteúdo e a ela retomá-lo na hora da correção.
Orientação Os alunos tinham de identificar cada sistema em um desenho, resumir suas funções e citar os órgãos que os compõem. O livro didático e sites poderiam ser consultados.
Correção Cada grupo apresentou à turma os resultados encontrados durante a realização das atividades e comentou em quais teve dificuldade.
Avaliação A professora verificou que eram poucas as dúvidas sobre o tema e, depois de solucioná-las, explicou a integração entre diferentes sistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário