quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MT- Fórum de Formação debate ações da próxima agenda formativa

 
Definir propostas para o aperfeiçoamento e expansão da formação inicial e continuada dos profissionais da educação, analisar os cursos já implantados e a demanda existente, além de deliberar sobre as próximas ações da agenda formativa de Mato Grosso foram as pautas da 11º Reunião Ordinária do Fórum de Formação dos Educadores do Estado. O encontro está sendo realizado nesta quinta-feira (01.09), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá.

A secretária de Educação Rosa Neide Sandes de Almeida participou da abertura da reunião e destacou que as propostas que forem definidas durante os debates serão apresentadas por ela e pela superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Cintra à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em reunião que ocorrerá no próximo dia 20, em Brasília.

Segundo Rosa Neide, entre as solicitações que devem ser propostas à Capes está a demanda pela instalação de mais pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Estado. A superintendente de Formação informou que o Estado possui 16 unidades e que há reivindicação para criação de mais 20. A secretária ressaltou que os municípios interessados em receberem pólos devem ofertar a infraestrutura necessária.

“O Fórum deve deliberar sobre a demanda de mais unidades e a Seduc vai apoiar. Entretanto, quem decide é a Capes e para isso os municípios devem apresentar a estrutura” disse Rosa Neide. Outra proposta que deve ser discutida na reunião para encaminhamento à Coordenação, trata-se do pagamento de bolsas para os formandos.

Nesse sentido, Ema Marta citou que algumas licenciaturas ofertadas são presenciais e outros são semipresenciais. Para participarem muitos profissionais tem que se deslocar de uma cidade para outra, o que demanda recursos para alimentação, hospedagem e transporte e isso impede a formação de muitos profissionais. “Vamos debater sobre a necessidade da bolsa auxílio, e caso o fórum aprove também apresentaremos como reivindicação a Capes”, disse.

A 11º reunião do Fórum de Formação que integra o Fórum Estadual de Educação (FEE) ocorrerá durante todo o dia. Pela manhã acontecem os debates e no período da tarde a formatação das propostas. Entre os presentes estão representantes das instituições responsáveis pelos cursos formativos no Estado: Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Demais integrantes do Fórum como: União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) também estão presentes. O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln e representações de outros oito municípios que possuem pólos da UAB também participam das atividades.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário