terça-feira, 30 de agosto de 2011

Seduc/MT Programa Segundo Tempo integra o Mais Educação

Cerca de 180 pessoas participaram ontem (29.08) do primeiro dia de reunião informativa sobre o programa Segundo Tempo (ST). A atividade organizada pela Coordenadoria de Projetos Educativos ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A segunda parte do encontro ocorrerá na terça-feira (30.08), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Cuiabá.

Ao todo representantes de 109 escolas oriundas de 20 municípios participam do evento, que foi coordenado por servidores da Seduc e dos Ministérios da Educação (MEC) e Esporte. De acordo com a técnica da Coordenadoria, Simone Cristina Ferreira, a partir deste ano o MEC intensificou a parceria com a pasta do Esporte para fortalecer a integração do Mais Educação, com o Segundo Tempo.

“Ao final dos dois dias de atividades também haverá a formação dos comitês gestores do Mais Educação”, disse Simone. Ela informou que o Ministério do Esporte já repassou kits esportivos para as unidades que desenvolvem o programa. Cada kit é composto por bolas para prática de esportes coletivos, como futsal e vôlei. Além de materiais recreativos. O objetivo é incrementar as atividades do Mais Educação com os esportes do ST.

A diretora de Currículo, Educação e Integração da Secretaria de Educação Básica do MEC, Eliane Fonini ressalta que a “união” dos dois programas visa ampliar os espaços e processos educativos dos estudantes do país. Atualmente 1 mil escolas desenvolvem o ST e com a parceria vamos ampliar em 2011, para 5 mil . Para 2012 a meta é atingirmos 15 mil unidades.

“O Mais Educação é voltado para as escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). E com o Segundo Tempo vamos incrementar o currículo dessas unidades”, conta. Ela informou que as Escolas que já desenvolvem atividades esportivas com o Mais Educação poderão aumentar a oferta com o ST. Os monitores do Mais Educação irão receber treinamento nos meses de setembro e outubro para trabalharem também com o ST.

O diretor da Escola Estadual, Salim Nadaf de Várzea Grande, Afonso Henrique, disse que além do Kit sua unidade recebeu R$ 35 mil do MEC para implantação do Segundo Tempo. Ele conta que todos os 200 estudantes da unidade já participam de alguma atividade do Mais Educação e acredita que todos também deverão praticar as atividades esportivas do ST.

Interesse

Afonso Henrique destacou que desde que a escola foi contemplada com o Mais Educação, em 2009, aumentou a participação dos alunos nas aulas. “Hoje verificamos maior interesse dos estudantes pela Escola. Além das aulas normais eles participam de atividades recreativas e de qualificação no contraturno. Agora intensificaremos as práticas esportivas”, finalizou.  


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário